quarta-feira, junho 30, 2004

Estamos na FINAL!!!!

Ganhámos!!! O apoio de todos foi recompensado! O Espírito do Pátio gritou, saltou, tremeu e riu... Estamos na Final do Euro 2004!
E não se esqueçam: A final é no Retiro do Pátio! Vamos preparar tudo para o grande Domingo!

sexta-feira, junho 25, 2004

Viva Portugal!!!!!

Emoções ao rubro, lágrima ao canto do olho, alegria contagiante e uma só voz e um só espirito ... O Espirito do Pátio está com Portugal.
Viva Portugal!!!!!

quarta-feira, junho 23, 2004

Agora Portugal-Inglaterra!!!

Para o jogo Portugal-Espanha o Espírito do Pátio (infelizmente, não na sua totalidade!), preparou-se com um grande jantar... Com direito a mariscada e tudo!!! Estavamos com medo mas com esperança na vitória! E foi mesmo a vitória que aconteceu!!! Foi o delírio total... Estamos nos quartos de final!!!
Agora que jogamos contra os Ingleses, pensámos ir ver o jogo ao Parque das Nações mas... Eles são Ingleses... E não vão aguentar a derrota!!! Por isso, o Espírito do Pátio reune-se amanhã às 19:45 na Casa da Paula para ver o grande jogo!
Força Seleção! Acreditamos na Vitória!!!

quinta-feira, junho 17, 2004

Portugal-Espanha

Quero convidar todos os Espiristas para o jogo Portugal-Espanha no próximo Domingo..... Estádio??? O que está a dar é ver o jogo na sede do Espírito do Pátio nos Casais da Lagoa. Haverá caracóis e saladinha de atum (para a Paulita!!!)... Mas também estamos a pensar fazer umas molinhas, umas ameijoas e outros petiscos (quem sabe até umas sandes de coirato!!!). Lá vos espero! FORÇA PORTUGAL! Vamos acabar com os espanhóis!

sábado, junho 12, 2004

Rui Salvador, o maior na Barquinha!!!!

Ontem lá fomos nós para a Barquinha... Como nos disse alguém no final da Corrida: "Isto é que são aficcionados!". Não tenho muito para vos contar porque, mais uma vez, os toiros tiveram nota muito negativa! Fica na nossa memória a lide do primeiro toiro do Rui Salvador! Simplesmente espectacular, frente a um toiro que pouco queria colaborar! O grande cavaleiro, como já nos habituou, pôs mesmo "a carne no assador" ou, diria eu, "o cavalo em cima do toiro"... Que remédio teve ele senão marrar!!! Decididamente, o Rui Salvador é cada vez mais "o cavaleiro dos ferros impossíveis"!!! Foi uma corrida divertida! O público era muito barulhento mas com umas expessões engraçadas! Para além do mais, o cartel já era por si divertido! O Bastinhas, com o seu estilo pessoal, fez o público rir, o Salvador fez levantar a praça e a loirinha conquistou tudo e todos com o seu sorriso e os característicos pedidos de desculpa quando algo não corre pelo melhor (Grande Sónia, uma mulher de coragem!!! E até se zangou com os bandarilheiros: "Sai daí, porra! Não quero bandarilheiros!!!).
O pior de tudo foi no final... O Rui Salvador acabou por tourear em último o sobrero, porque o seu segundo saiu completamente "apalermado"... As vossas amigas Rita e Sandra decidiram ir até à barreira aplaudi-lo, visto que as pessoas começam logo a sair a seguir à pega (uma falta de respeito que teima em repetir-se!). Então não é que o "pedaço de mau caminho" não deu a volta à arena? Alguém é capaz de explicar que quem esteve mal foi o toiro e não ele? Nós queriamos bater palmas!!!
Pronto, não vos canso mais. Foi uma noite bem passada!

sexta-feira, junho 11, 2004

Santarém

Ontem foi dia de toiros em Santarém... Começámos pela corrida: Rui Salvador, Rui Fernades e Andy Cartagena (a primeira corrida depois da briga do Ruis!). Pois é, o Fernades dizia, no ano passado, que nunca mais toureava com o Rui Salvador, lembram-se? Reconsiderou e toureou agora em Santarém... Se calhar ele achava que o Salvador se importava muito de não o ter a tourear na mesma praça que ele! Mas o "meu" Rui está lá preocupado com isso? Enfim, atitudes de criançolas! E como lição, sabem o que aconteceu? O título da crítica à corrida no www.toirosecavalos.com diz tudo: "SALVADOR O MELHOR EM SANTARÉM "... Mas alguém tinha dúvidas???? O Salvador continua cada vez melhor, que o diga eu e a minha amiga Sandra Moleirinho!!! Gostámos tanto que hoje estamos a pensar ir à Corrida na Barquinha!!! Depois logo vos conto como foi!
Passando para o resto da noite. Feira da Agricultura: Gostámos muito de ver as provas de perícia de campinos e a homenagem que foi feita aos homens mais valentes de Portugal! Mas ficámos muito desiludidos com a Largada de Toiros... Primeiro porque já não se fazem as entradas de toiros pelos campinos e segundo porque estavam pouquíssimas pessoas! Sabemos que hoje era dia de trabalho mas mesmo assim... Acho que o pior é mesmo o preço dos bilhetes, a vida está cara!!!
Bem, por hoje é tudo... Amanhã logo vos digo como foi na Barquinha!

quarta-feira, junho 09, 2004

Rock in Rio 2004

O Espírito do Pátio não pode falhar os grandes eventos, por isso lá marcaram presença no Rock in Rio, o Nuno, a Paula, a Sónia e o Luís, também acompanhados pelo João e pela irmã da Sónia e pelo futuro sobrinho.
Foi um dia bem passado, num espectáculo único, não fosse ele considerado o maior festival de rock do mundo. Pelo palco passaram:
Luis Represas - Nota 8 - esteve muito bem, cantou os seus maiores êxitos, (incluindo Timor, que já não cantava à dois anos), mostrando todo o seu saber e consciente do palco que estava pisar;
Ivete Sangalo - Nota 9 - deu um verdadeiro espectáculo, contagiando o público com a sua energia e emoção.(até chorou em palco);
Alexandro Sanz - Nota 4 - a desilusão da noite, não mostrando qualquer motivação na sua actuação e revelando um enorme distanciamento com o público, apesar de sabermos que as suas músicas serem na sua maior parte românticas;
Alicia Keys - Nota 8 - uma diva da voz, mostrou o porquê de ser já uma grande certeza na música mundial. Sentada no piano, rodopiando no palco, a sua voz pareceu querer se ouvir por todo Portugal;
Sting - Nota 10 - Um senhor!!! Não tenho mais palavras...;
Pedro Abrunhosa - Nota 8 - Para fechar o festival, foi uma opção certa, prendeu a maioria do público, com um show que lhe é característico.
Entre os concertos, houve ainda espaço para desfrutar de outras actividades no parque da Bela Vista, a tenda Raízes, onde se ouviu Mariza, a diva do fado português, a tenda Sic Esperança, onde pudemos ouvir Ramos Horta e a mulher de Sérgio Vieira de Mello, as várias lojinas onde multidões faziam filas para pequenos brindes, as tendas dos comes e bebes, onde se entregava os rocks (senhas), o slide, a parede para escalar, a loja do festival, pintar o cabelo, etc, etc... Enfim, foi um dia estafante, mas sem dúvida, inesquecivel.

sexta-feira, junho 04, 2004

Bjecas, quantas venham...

Bem, ao que parece só faltavam os homens fazer o seu comentário á grandiosa e castiça Feira de Maio, em especial eu, o último membro do Espirito do pátio, que ainda não tinha dado o seu contributo para o blog (escolhi o fim, pra ribalta).Pois bem apesar de falhar algumas vezes, a esta oportunidade não faltei, e estava lá, no lugar certo á hora certa para a primeira das largadas, na quinta feira. Convém sempre o pessoal voltar ao local do baptismo, pois foi ali, frente ao Top Ten (famosíssimo, já), que eu e o Edmundo celebrámos um pacto de irmandade, sem que os nossos pais tivessem contribuído para isso, outro tipo de Manos, percebem. Pois bem, o baptismo foi essencialmente de cerveja, umas bifanas a meio, na festa do baptismo, "o copo de água" foi também brindado com cerveja e assim por diante.Portanto, a 5ª feira é sempre um dia importante por isso, e é pena o congresso do Algarve ter perdido participantes...(só para quem me percebe)!
O resto da feira, foi do melhor, exceptuando sim, como já referido a péssima organização da feira que anulam o programa na própria hora dos eventos. Foi realmente uma vergonha, e que sim, afasta as pessoas da feira, em especial aqueles que tentam fazer pela feira e divulgá-la e trazer mais gente, como foi meu caso. Como forasteiro falo que foi uma tristeza e desilusão e para quem seja da terra esses sentimentos aumentam. Foi um programa de tarde muito giro, bom para as pessoas darem o seu passeio pela vila e distrairem conhecendo mais uma das tradições da vila...
Enfim, pro ano pensem melhor, que o Espírito do Patio não tá para isto! (Luis)

O passado fim-de-semana do Espírito do Pátio

Foi mais um encontro do nosso Espírito do Pátio na já falada feira de Maio para bebermos as nossas famosas imperiais nas esperadas largadas de toiros pelas ruas da vila.
O começo da famosa feira foi na 5ª feira pelas 19 horas na bela tranqueira do Top Ten
para vermos os lindos rabos que ali se demonstram e bebermos umas pingas. Após o recolher dos toiros fomos então para o bunker para fazer a nossa refeição.
Na continuação do nosso fds fomos fazendo os passeios na minha galeria, como é da praxe, mas, como a organização da feira não presta, ao domingo, após o recolher dos toiros às 13 horas, não voltaram a abrir as tranqueiras para o desfile de cavaleiros, amazonas e equipagens que iria ser feito pelas ruas da vila às 14 horas e 30 minutos. As tranqueiras só se voltaram a abrir às 16 horas e 30 minutos para o trânsito de automóveis.
Para o ano vamos ver se lá estará alguém para fazer esse desfile já que este ano foi anulado sem qualquer aviso. Por fim o famoso fogo de artificio para fecho de mais um ano de feira de Maio.

Um abraço a todo o ESPÍRITO DO PÁTIO!!!!

terça-feira, junho 01, 2004

O encontro de figuras em Azambuja!

Diz quem foi que a corrida de Azambuja correu às mil maravilhas, que o Moura esteve muito bem, que o Manuel Jorge esteve como não estava há 20 anos atrás, enfim, um belo reencontro entre essas duas figuras do toureio nacional que deram que falar nos anos 80...
Já leram o correio da manhã? Então diz assim o Sr. Tapada: "Os cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira e João Moura travaram uma autêntica luta de ‘titãs’, com duas enormes actuações, tendo o cavaleiro da terra superado ligeiramente o consagrado João Moura, já restabelecido da lesão do joelho, e que esteve também em plano de muita classe, com dois excepcionais curtos no seu segundo."Em www.toirosecavalos.com ainda diz mais: "João Moura e Manuel Jorge de Oliveira fizeram os aficionados reviver tempos passados de competição e de glória, como se fossem dois jovens em busca do triunfo... Se já no primeiro da tarde Manuel Jorge de Oliveira nos deliciara com um toureio clássico onde a boa equitação e a preparação e remate das sortes foram de bom corte, foi contudo no segundo do seu lote que pudemos reviver alguns dos momentos marcantes da década de 80 na cravagem á tira dos compridos e nas sortes frontais de reuniões ajustadas e nos quarteios bem marcados, com cites vistosos, mostrando-se ao toiro para lhe provocar a investida. João Moura foi, uma vez mais, um maestro consumado na forma primorosa como entendeu e lidou os seus dois toiros. Bem no primeiro, onde encontrou toiro em todos os terrenos e na forma como deixou dois curtos, estupendos, em sortes frontais de grande classe, foi frente ao quinto que assinou um belo triunfo com o público a exigir mais ferros depois de três deles deixados em sortes frontais com batida ao pitón contrário e reuniões justas, e onde não faltaram bons momentos de brega..."Que arrependida estou de não ter ido... E ainda por cima não houve desfile, QUE RAIVA!!!!

Para o ano há mais...

A Feira de Maio começou na 5ª feira e, sem darmos conta, chegou ontem ao fim!!! Quando foi recolhido o último toiro, a tristeza estava presente na cara de quem espera um ano inteiro por este fim de semana de Maio! E quando acabou o fogo de artifício? Despedimo-nos com um "Para o ano há mais!"... Mais uma vez foi uma feira em grande! O que não faltou foram toiros, fados, petiscos, copos de vinho, abafado, cerveja e, principalmente, muita animação! O Espírito do Pátio esteve lá! E quem não nos viu, nem sabe o que perdeu... No domingo estavamos mesmo lindos!!! Pena é que a pretenciosa organização da Feira de Maio em Azambuja tenha pouco ou nenhum respeito por quem realmente ama a feira, a Azambuja e estas coisas de toiros e cavalos... Pois é, meus amigos, uma vergonha foi aquilo que aconteceu no domingo à tarde! O desfile de cavaleiros, amazonas e equipagens que estava no programa da Feira de Maio marcado para as 14h30 foi cancelado! Pior, ninguém avisou ninguém!!! Acordámos às 7 da manhã, levámos os cavalos e um breque para Azambuja, vestimos com orgulho o traje português de equitação... Não tivémos tempo de almoçar mas também não nos importámos porque valia a pena ir ao desfile, mostrar aos que esperavam por nós nas ruas o quão bonitas são estas tradições! Mas o que aconteceu? Desfile cancelado e tranqueiras fechadas!!! E assim passeámos pelo meio dos carros... UMA VEROGNHA!!! Do que depender do espírito do pátio, toda a gente vai saber como é a incompetente organização da Feira de Maio!