quinta-feira, junho 30, 2005

Um cavalo chamado "Janeca"!!!

Disseram-nos para irmos ver um cavalo a Castelo Branco... Mas afinal Castelo Branco ficou para trás e o "Janeca" estava era em Penamacor, ou melhor, na Aldeia do Bispo!
Pensámos em sair cedo mas, entre faltas de gasóleo, cavalos a fugir pelas ruas do Cartaxo e um trânsito terrível até Santarém, tivemos algumas dificuldades!
Eram cerca de 12h30 quando lá chegámos... O cavalo agradou-nos bastante e é muito provável que seja a próxima aquisição do Espírito do Pátio! Chama-se "Janeca"... Mas podemos negociar um re-baptismo (se o Sr. Prior concordar...)!!!
Lá temos de fazer mais uma viagem para trás do sol posto... De Patrol e roullote atrás!!!

terça-feira, junho 28, 2005

Não esquecer...

De 1 a 3 de Julho decorre o Colete Encarnado em Vila Franca de Xira (ver programa em www.cavalonet.com)...
Queria avisar os meus amigos que na 6ª feira há corrida em Vila Franca de Xira às 22 horas:
Cavaleiros: Rui Salvador, João Salgueiro e Vitor Ribeiro
Forcados Amadores de Montemor e Vila Franca
Ganadaria: Pinto Barreiros

segunda-feira, junho 27, 2005

Mas há dúvidas???

Posted by Hello
Posted by Hello
Ontem passei todo o dia a pensar como teria sido a corrida na Ilha Terceira... Hoje peguei no Correio da Manhã logo cedo e fiquei muito contente... Ao que parece, os toiros foram bastante melhores do que os da corrida televisionada! Para além disso, como os meus amigos sabem, é para mim um grande prazer ler nas páginas de um jornal: "Rui Salvador ofereceu ao público um grande espectáculo"! Mas ainda há alguém com dúvidas??? Grande Rui Salvador!!!
"No seu primeiro, que acudia de todos os terrenos, Rui Salvador esteve bem na brega, no galope ladeado e nuns ferros curtos mas para o final foi a menos.O quinto saiu nobre e fixo e o toureiro de Tomar, muito inspirado, lidou-o com classe e toreria, variando as sortes, entrando em terrenos de risco para sair limpo em remates vistosos e a emoção chegou às bancadas.O luso-espanhol Diogo Ventura lidou o segundo e o terceiro para poder apanhar o vôo da tarde e não esteve tão bem como na véspera, deixando, no entanto, marca da sua excelente monte e sentido de lide.Ana Batista esteve à altura do que já conquistou no quarto da tarde que se deixou tourear, usando de toureio puro na brega, nos cites, no dobrar as viagens, nos remates, e na forma de cravar ao estribo levantando o braço e arrematando com garbo. O que fechou a corrida não era fácil, mas Ana Batista logo lhe encontrou o sítio para uma série de ferros curtos de excelente execução, terminando com um emocionante ‘palmito’ de sua marca, numa lide inteligente e artística.Tarefa um tanto difícil para os forcados, pois, alguns touros batiam por alto, destacando-se Marco Fontes com a pega da tarde.Excelentes pormenores na brega dos reputados bandarilheiros e um único senão à organização – há que começar às 17h30 para evitar as ‘correrias’ para o avião da tarde à custa de ‘trocas’... Nem todos os toureiros aceitam isso!" (Correio da Manhã)

"Eu vou-lhe dedicar este ferro!”

"Terá sido assim que Rui Salvador reagiu à crítica da bancada segundo a qual deveria ser o cavaleiro a tourear e não os peões de brega. E a partir daí a lide foi diferente"... É este o começo da crónica do Sr. Tomás Dentinho em www.auniao.com.
"Mesmo com um touro pequeno que, na minha desinformada opinião, foi o mais bravo da corrida. E foi assim que uma lide diferente espicassada pelo público passou facilmente a ser a melhor lide da corrida. Neste caso estou de acordo com o júri apesar dos apupos de parte do público e do esforço e arte dos restantes cavaleiros.A parte mais importante de uma corrida de touros é o público. Na forma como acorre à festa e na maneira como nela participa. Aqui os terceirenses cumpriram mais uma vez. Apesar dos preços e da crise, apesar da emissão ser televisionada e de haver um desequilíbrio manifesto no cartel. E se muitos saíram meio desiludidos com o espectáculo o que é certo é que isso irá ser compensado com as conversas, disputas e debates que se seguem.O público esteve bem quando acorreu e, como disse, quando se manifestou com comentários e aplausos durante a lide. A única coisa que destoou foram os apupos no fim, quando foram anunciados os prémios da melhor lide, do melhor touro, do touro melhor apresentado e da melhor pega. Das duas uma, ou mudamos o sistema de selecção dos premiados para um sistema mais democrático em que pelo menos duas centenas de espectadores escolhidos aleatóriamente podem votar por telemóvel. Ou então aceitamos que o júri seja constituído por conhecedores dos touros e temos a descrição civilizada de aceitar o jogo e o seu resultado. Atendendo à qualidade do público da Terceira julgo que o sistema de votação por telemóvel, acima descrito, é mais aconselhável. Até porque é bem provável que os ditos conhecedores tenham preferências face às ganadarias, aos toureiros e aos forcados que, no limite, determinam a escolha entre alternativas parecidas.O segundo elemento essencial a uma boa corrida são os cavaleiros, os bandarilheiros e os forcados. Ou a sensibilidade que têm para reagir e mobilizar aos comportamentos do público. O pressuposto que se verifica em muitas praças do país é que o público não só é aficionado e sabe de touros como vai à praça para se divertir. Por isso é suficiente divertir que o saber está assumido. Por vezes basta um ferro bem colocado, um pormenor de um bandarilheiro ou, como ouvi ontem num brinde bonito, a honra de um forcado. Há tanto tempo que não ouvíamos essa palavra grande que damos por ela num pequeno brinde de uma pega. “É com muita honra!”. Finalmente existe o touro, mas isso faz parte do imprevisível meio ambiente que nos rodeia. Meio ambiente em que interfere, muito pouco, a escolha do ganadero".

sexta-feira, junho 24, 2005

Rui Salvador ganhou o troféu de melhor lide nos Açores!!!

A II Corrida da Casa do Pessoal da RTP Açores desiludiu os aficcionados... Segundo o novo site de Tauromaquia www.tauromania.pt "os aficcionados mereciam mais"!!!
Enfim, para mim, deu para "enganar a saudade" (estou mesmo a precisar de ir à Praça!!!).
Como sempre, o Salvador teve muita sorte nos toiros... O 1º da noite lesionou-se e teve de sair o sobrero, pequeno, manso... sem ponta por onde se lhe pegasse! "Rui Salvador lidou como pôde o 1º novilho, incerto e com tal falta de trapio que tudo quanto fosse feito seria sempre desvalorizado. No 4º, de Ezequiel Rodrigues, com 400kg, foi inconstante mas voluntarioso, tendo cravado bons ferros e deixado momentos do excelente cavaleiro que é"! (www.tauromania.pt)
Mas ainda alguém tinha dúvidas???? Mais um troféu para o Salvador!!! Mesmo sem toiros, gostei de ver... Cavalos novos!!! Adorei o de ferro Rio Frio... Acho que se chama "Quilas", perdoem-me se não é este o nome!!!
"Ana Batista toureou em primeiro lugar o melhor e mais bem apresentado novilho da noite, de Rego Botelho, que ganhou o prémio em disputa. Esteve com muito sentido de lide, séria e a montar bem. O 2º e 4º ferros curtos são de muito boa nota, com reuniões verdadeiras e emocionantes. No 5º da noite, de Ezequiel Rodrigues, com 455kg, pouco pôde fazer pois o novilho foi pouco colaborador". (www.tauromania.pt)
"Filipe Gonçalves lidou o 3º da ordem, pertencente aos Irmãos Toste, com 445kg. É um cavaleiro com alternativa recente, ainda muito inseguro. De todas as formas colocou alguns ferros curtos de boa nota e apresentou um cavalo ruço de nome Ninja que gostámos de ver".(www.tauromania.pt) Eu também gostei... Mas ao meu amigo Filipe falta-lhe a calma para evitar precipitações!
"Tiago Pamplona, cavaleiro da terra, toureou o 6º e ultimo da noite, também dos Irmãos Toste e com 430kg. O jovem toureiro, ainda praticante, acusou algum nervosismo e pouco consguiu fazer diante de um novilho realmente manso que desde cedo procurou o refugio das tábuas". (www.tauromania.pt) Teve mesmo azar...
Quanto aos forcados: "Os Forcados da Tertulia Tauromáquica Terceirense, que eram um dos atractivos da corrida pois pegavam os 6 toiros, tiveram uma noite fácil. Os novilhos não criaram dificuldades de maior.
O pequeno primeiro foi pegado à 1ª tentativa sem nenhuma dificuldade. O segundo foi pegado pelo forcado Helénio Melo que recuou mal na cara do novilho na 1ª tentativa e teve que lá ir segunda vez. Embora fosse má a reunião conseguiu fechar-se num só braço consumando a pega. João Pedro Ávila fez uma boa pega à 1ª tentativa. O forcado foi buscar o novilho em terrenos difíceis, conseguiu uma boa reunião e fechou-se bem. Nota ainda para as oportunas ajudas que este mesmo forcado deu ao longo da noite. Leonardo Gonçalves pegou o quarto à 1ª tentativa e sem dificuldades. Este forcado esteve correcto e o novilho levou o seu caminho sem derrotar. Hugo Jesus pegou à primeira o quinto da noite e Marco Sousa fechou praça numa pega à 1ª tentativa, também ela sem problemas. O Grupo, tal como fizeram alguns cavaleiros, brindou algumas das suas pegas às autoridades presentes: Ministro da Républica, Presidente do Governo Regional e Presidente da Camâra.
João Pedro Ávila ganhou, e bem, o prémio para a melhor pega.
Ainda em relação aos Forcados somos obrigados a referir que, numa corrida televisionada, entrevistaram os cavaleiros (alguns por duas vezes), irmãos de cavaleiros, Presidente da Camâra, tiveram tempo para todos os compromissos publicitários mas foram incapazes de entrevistar um só Forcado, ou o Cabo dos mesmos, numa noite em que o Grupo pegou seis toiros. Mais uma vez o Forcado foi o "pobre" da Festa
"... (www.tauromania.pt)
Muito bem dito! Assino em baixo!!!

terça-feira, junho 21, 2005

Rui Salvador amanhã na RTP!!!


Posted by Hello
Depois destas semanas de "jejum" amanhã parece que me vão servir uma "refeiçãozinha leve"!!!
Amanhã às 21 horas será transmitida em directo na RTP 1 a 1ª Corrida das Sanjoaninas na Ilha Terceira- Açores... O cartel agrada-me... Porque será??? Cavaleiros: Rui Salvador, Ana Batista, Filipe Gonçalves e o Praticante Tiago Pamplona (só tenho pena de serem 4 cavaleiros e o meu amigo Filipe tourear só 1 toiro... Felizmente o Rui toureia dois toiros, valha-nos isso!!!); Forcados da aficcionada Tertúlia Tauromáquica Terceirense; Ganadarias: Rego Botelho, Ezequiel Rodrigues e Irmãos Toste
"Depois do grande êxito da primeira edição, a 2.ª Corrida promovida pela Casa do Pessoal da RTP nos Açores, a ter lugar amanhã à noite na Monumental de Angra do Heroísmo, está a despertar particular expectativa e entusiasmo junto dos aficionados açorianos, até pelo facto de a mesma ser transmitida em directo." (Correio da Manhã)
"Assim, começam amanhã as corridas Sanjoaninas, num ciclo já tradicional e de reconhecido prestígio que incluirá cartéis para sexta-feira, sábado e domingo. No entanto, os eventos taurinos vão mais longe, no âmbito das chamadas tauromaquias populares: ontem, realizou--se uma ‘espera de gado’ infantil na Rua de S. João, onde os pais levam os filhos mais jovens a acostumarem-se às bezerras bravas; hoje, de manhã, e mais uma vez também, a Monumental enche-se de crianças e idosos para o sempre esperado Festival Taurino, com plena colaboração das escolas da região, assim se fazendo a ligação e continuidade entre gerações.Mas também outras tradições são cuidadas de forma criteriosa. É o caso das Marchas Populares de São João. Na noite de quinta-feira desfilam, tal como acontece, por exemplo, em Lisboa, na Avenida da Liberdade, com as Marchas de Stº. António. Ambiente de entusiasmo, cor, coreografia, música e cantares, com adultos a desfilar. Mas na noite seguinte (sexta-feira) é a vez de se exibirem, por igual, as mesmas marchas interpretadas por miudagem! Só a Banda de Música é de adultos! E assim se reformam os laços e se mantêm, respeitosamente, as tradições." (Correio da Manhã)
Não se esqueçam de ver a corrida... Eu cá não falto de certeza!!!

quarta-feira, junho 15, 2005

Salvador continua a tourear mansos mas... IMPARÁVEL!!!

Apenas o Casamento da Joana e do Duarte nos impediram de ir à Corrida na Barquinha... Pelo que li, ainda bem que não fomos! Já estou farta da má qualidade dos toiros pelas praças do nosso país... E parece que nem os toiros Manuel Veiga da Corrida da Barquinha foram excepção... Isto está mau!!!
O meu querido Rui Salvador continua a ter azar com os toiros... Mas é como eu digo: Mesmo com toiros mansos vale a pena ver este toureiro! Assim refere António Lúcio em www.toirosecavalos.com: "Rui Salvador teve uma lide de grande mérito frente ao manso impossível que abriu praça. Só a garra e o querer do cavaleiro permitiram que houvesse brilho nas sortes e o público correspondesse ao esforço do toureiro. No quarto da ordem Salvador voltou a mostrar o seu valor nos compridos de boa nota e em dois curtos de grande nível em sortes a quarteio bem executadas".
Segundo o mesmo crítico, os triunfadores da corrida foram o Luís Rouxinol e os Forcados de Tomar (desta terra só vem gente de sucesso!). Quanto a Rouxinol, só para variar, teve o melhor toiro da corrida: "Luis Rouxinol teve uma grande actuação no seu primeiro, o único toiro que serviu. Boa brega e colocação de ferragem emotiva em sortes frontais e onde não faltaram os habituais ferros de palmo e em sorte de violino, para terminar em grande plano com um bom par de bandarilhas, sempre aplaudido pelo público. No seu segundo voltou a deixar constância do seu valor com dois bons curtos em sortes a quarteio que tiveram impacto". Enfim, o costume!!!
"Os Forcados Amadores de Tomar, capitaneados por Carlos Alberto, cumpriram e triunfaram ante a mansidão dos “Veigas”. Ricardo Paiva foi o autor da melhor pega da noite, concretizada á terceira tentativa a emendar outro colega lesionado e suportando fortíssimos derrotes do toiro. Também Ricardo Silva, no último da noite, se destacou com outra pega de grande valor. Os restantes toiros foram pegados por intermédio de João Pedro Sousa (1ª), João Serra (1º), Luis Campino (2ª) e Pedro Miguel (1ª)".
"Sónia Matias bem se esforçou e tentou o êxito, impossível dada a mansidão dos dois toiros que lhe tocaram. O primeiro quase não se mexeu e apesar de pisar terrenos de compromisso, o morlaco nem assim investia. E a situação repetiu-se no segundo, último da corrida, com o público a tributar carinhosa ovação à jovem cavaleira pelo seu esforço".
"Na brega destacaram-se David Antunes, Ricardo Pedro, João Silva e José Bartissol, cumprindo os restantes"... Os dois últimos já ganharam!!!

terça-feira, junho 14, 2005

A Joana e o Duarte já casaram!!!


Posted by Hello
Os nossos queridos amigos, Joana e Duarte, deram o nó no passado dia 10 de Junho!!! O casamento foi na igreja da Cortegana (Alenquer) e o "copo d'água" foi na Quinta do Valle do Riacho na Labrujeira... A festa foi muito bonita, os noivos estavam lindos e, acima de tudo, radiantes!
MUITAS FELICIDADES AOS NOIVOS, são os votos do Espírito do Pátio!!!

terça-feira, junho 07, 2005

"Magia de António Telles em Santarém!"


telles Posted by Hello

"O cavaleiro António Ribeiro Telles foi o grande protagonista dos melhores momentos de toureio na primeira corrida integrada na Feira da Agricultura em Santarém. Com duas actuações de muita seriedade, o cavaleiro da Torrinha mostrou uma vez mais o grande momento que atravessa diante de dois toiros de Murteira Grave que não foram fáceis. Com o primeiro, um toiro que rapidamente se fechou em tábuas, António rubricou uma actuação muito meritória, deixando a ferragem da ordem em sortes sesgadas e por dentro. Mas foi no quarto da tarde que António provou que a magia do seu toureio ainda tem muito para dar à festa. Diante de um exemplar que pesou na balança 686 kilos, António mostrou intenção de triunfo ao receber o toiro à saída dos curros, para depois o levar bem toureado e deixá-lo em sorte para cravar a ferragem comprida com acerto. Era o início de uma grande actuação, que teve os seus melhores momentos, na forma airosa e toureira em como levou o Grave para os terrenos desejados e na série de seis curtos que cravou em sortes frontais com muito impacto, e superiormente rematados. António Telles mostrou uma vez mais que o toureio clássico e de verdade ressurge aos poucos nas arenas por onde passa.
João Salgueiro teve também bons momentos de toureio na sua passagem pela Celestino Graça. Com o primeiro, um exemplar manso e sem som, o cavaleiro de Valada rubricou uma actuação correcta, onde a brega e os três últimos curtos superiormente rematados tiveram nota de destaque. No segundo do seu lote, o melhor dos Graves, Salgueiro rubricou uma actuação com algum impacto, mas que careceu um pouco de verdade no momento da reunião. Montando o Van Gough, Salgueiro desenvolveu uma actuação com predomínio nos ladeios e nas sortes com a tradicional batida ao píton contrário, que pecaram pelo pouco temple que tiveram as viagens ao encontro do oponente." (www.toirosecavalos.com)
E ao que parece, os protugueses continuam a dar cartas... Os espanhois que toureiem na terra deles... "Andy Cartagena passou por Santarém sem realmente saber a razão do seu ser. Já mostrou nas muitas vezes que toureou no nosso país que se trata de um toureiro que pouca importância dá à verdade do toureio. Nas suas duas actuações exagerou na velocidade e nos ferros que cravou em sortes aliviadas a quando dos quarteios e dos violinos ao píton contrário." (www.toirosecavalos.com)
Já dos forcados, infelizmente, pouco sei: "Nas pegas da tarde, o destaque vai para Diogo Sepúlveda dos Amadores de Santarém que ao terceiro toiro da tarde rubricou uma pega extraordinária após aguentar os fortes derrotes infringidos pelo grave." (www.toirosecavalos.com)

quinta-feira, junho 02, 2005

Romaria adiada... p'ro ano!

A Romaria de N. Sra. da Ameixoeira foi adiada para data incerta... Desculpem a informação errada!

Feira de Santarém


Toiro Grave Posted by Hello

"A Empresa “Praça De Toiros De Santarém, Lda”, constituída pelos espanhóis José Cotiño e Júlio Fontecha, e os portugueses José Alexandre e Carlos Pegado, apresentou na segunda feira, 23 de maio, a Feira Taurina de Santarém 2005, por ocasião da 52º Feira do Ribatejo e 42º Feira Nacional Da Agricultura, numa conferencia de imprensa ao meio dia, seguida de um churrasco á boa maneira ribatejana, contando com a presença do Eng. Rui Barreiros, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Eng. Luís Mira, Director do CNEMA e Carlos Pegado. Constituída por três espectáculos, um de recortadores, a 10 de junho, feriado nacional e duas corridas de toiros, a 5 e 11 de junho, todos com inicio ás 18 horas. A presença das figuras de maior destaque da arte de Marialva e a presença do toiro sério, com idade peso e trapio, das mais conceituadas ganadarias portuguesas, os dois grupos de Forcados Amadores de maior antiguidade, são os ingredientes principais para dois cartéis montados a pensar no verdadeiro aficcionado. Domingo, 5 de junho, terá lugar a 7º Corrida de Toiros da revista Nova Gente, com a presença dos cavaleiros António Ribeiro Telles, João Salgueiro e o rejoneador espanhol Andy Cartagena. Pegam os Amadores de Santarém comandados por Pedro Figueiredo ( Graciosa) e os Amadores de Montemor comandados por Rodrigo Correia de Sá. Em disputa vai estar um trofeu para a melhor pega com o nome do mais carismático dos cabos dos Amadores Escalabitanos “Ricardo Rhodes Sérgio”. Para esta corrida foi apartado um imponente curro de toiros de Murteira Grave ". Já viram bem o toiro da foto??? Vejam as outras no site http://lidesalentejanas.blogspot.com/... Bolas!!! "Sábado 11 de junho, Corrida Comemorativa do 90º aniversario do Grupo De Forcados Amadores de Santarém que se encerram em solitário com 6 Passanhas, impressionantes de peso e trapio. Actuam os mais internacionais dos cavaleiros portugueses, João Moura, com nove saídas em ombros pela porta grande da Monumental de Las Ventas e Rui Fernandes, primeiro português a abrir a Porta Do Príncipe em Sevilha, em plena feira de abril, completa o cartel o mais jovem cavaleiro praticante e coqueluche da actualidade João Moura Jr., que fará a sua apresentação na Capital do Ribatejo. Neste dia terá lugar pelas 16 horas, um cortejo de Campinos, Cavaleiros e Forcados, do largo do Tribunal até á Praça de Toiros.Mas no dia 10 de junho, sexta feira, feriado nacional, a Monumental Celestino Graça recebe um magnifico Concurso de Recortadores, depois de Madrid se ter rendido a esta tão arrebatadora e emocionante arte, quanto de arriscada é, chegou a vez de Santarém voltar a aclamar os mais importantes recortadores de Espanha. Concurso este que terá o nome do Jornal “O Ribatejo”. Para os Recortadores estão resenhados 6 toiros gravitos, imponentes de trapio, da ganadaria coruchense do Eng. António Silva. Durante os dias 5, 10 e 11, pelas 10 horas, haverá entradas com os toiros das corridas desde o antigo matador até á praça de toiros.Na compra dos bilhetes para as corridas a empresa oferece um convite para a feira e haverá sorteio de um fim de semana em Madrid, pelo Sto Isidro de 2006 e bilhetes para uma corrida também na Isidrada do próximo ano.Uma feira montada com interesse, tanto para o aficcionado, como para o publico em geral, com fortes atractivos, cartéis com máximas figuras e um espectáculo inédito, uma feira taurina a não perder este ano na Capital do Ribatejo". (http://www.tourobravo.cjb.net/)
MAS ALGUÉM ME EXPLICA PORQUE É QUE O RUI SALVADOR NÃO VAI A SANTARÉM???

Romaria de N. Sra. da Ameixoeira!

Vem aí mais um fim de semana... O Espírito do Pátio vai estar no próximo Sábado presente na Romaria de N. Sra da Ameixoeira! Esta Romaria, que se realiza todos os anos no 1º fim de semana de Junho, começa na Quinta do Archino (Ota), todo o percurso é feito pelo campo, e tem o seu final numa Ermida onde se realiza missa campal, na Quinta da Ameixoeira (Alcoentre)!
A N. Sra. da Ameixoeira costuma acompanhar a Romaria num carro de bois, mas ao que parece, e a pedido do D. Francisco de Bragança, será o Espírito do Pátio a ter o enorme prazer de a transportar num carro de cavalos!
Na Quinta da Ameixoeira será o almoço... Apareçam! É muito divertido!

quarta-feira, junho 01, 2005

Mais uma Feira de Maio em Azambuja!!!


Manuel Jorge de Oliveira Posted by Hello

E mais uma Feira de Maio passou na castiça vila de Azambuja! Tal como todos os anos, as largadas de toiros nas ruas da vila foram os momentos altos desta Feira, a que todos chamam de "mais castiça do Ribatejo"! Tudo se passou dentro da normal animação que caracteriza estes dias na vila... As ruas, varandas, janelas enfeitaram-se... As Tertúlias (que são cada vez mais!) abriram as portas... Os toiros investiram (Pouco!)... O povo saiu à rua para festejar!!!
A pessoas ficam completamente rendidas à feira... Ansiosas por toiros... Até houve quem comesse "sopa de corno" logo no primeiro dia, como o nosso primo Zé Jorge! Mas voltou lá... Mesmo com o "teclado" todo negro!
Esta feira ficou marcada pela morte de 3 éguas, electrocutadas nas boxes montadas pela organização... 3 éguas de Horseball morreram porque as boxes tinham iluminação interior... Houve alguém que detectou este erro antes do início da Feira... Ninguém mudou a iluminação para o exterior das boxes... Porquê? O português é assim: pode ser que não aconteça nada! Mas aconteceu e não nos podemos calar! Foram 3 éguas... Podiam ser mais... Podiam ser pessoas... Será que há dinheiro que pague o que as pessoas sentiram???
Enfim, falemos de outra coisa... A Corrida de Toiros de Domingo!
"Triunfo ganadero em Azambuja", refere o site www.toirosecavalos.com! Até que enfim que aparecem toiros bons! "O ganadeiro Paulo Caetano foi o grande triunfador da tradicional corrida da Centenária Feira de Maio realizada no passado domingo em Azambuja, fruto do extraordinário jogo que os exemplares com o seu ferro e divisa deram na arena azambujense. Excepção feita ao lidado em quarto lugar, que rapidamente se fechou em tábuas, os exemplares com divisa vermelha e ouro mostraram classe nas investidas, o que permitiu aos toureiros bons momentos de toureio durante a tarde".
O cavaleiro da terra, Manuel Jorge de Oliveira, não conseguiu, infelizmente, repetir o estrondoso êxito do ano passado mas diz quem viu que este muito bem..."rubricou uma actuação com momentos de grande arte na brega, mas que, contudo veio a menos no momento das reuniões que saíram aliviadas e sem som".
"António Telles teve uma actuação positiva, ao qual se luziu a boa altura em brega templada e rematada com uma série de três curtos em sortes frontais cingidas, com destaque para o último. Fechou a sua actuação com um ferro de palmo.
Ana Batista esteve um pouco a baixo das boas condições de lide do seu oponente. Ana mostrou bons momentos de brega, contudo as sortes a quarteio com que cravou a ferragem da ordem não transmitiram o que deveriam".
O jovem cavaleiro de Azambuja, Paulo Jorge Ferreira, não teve toiro... No entanto, continuo a dizer, é nessas alturas que se vêm os grandes toureiros... Confio nas gentes de Azambuja que me disseram: "O Paulinho esteve mal!"... O site já referido é menos grosseiro: "o jovem cavaleiro rubricou uma actuação muito própria, onde não faltaram os ferros de violino".
Parece que as opiniões do Sr. Rui Levesinho são muito contraditórias com as dos meus amigos que foram à corrida... Diz que o Gilberto Filipe "não teve a sua tarde nesta sua passagem por Azambuja. Mostrou pouco temple no momento das reuniões, que saíram igualmente desajustadas". Na noite de Domingo dizia-se que o Gilberto tinha começado a lide menos bem mas que tinha acabado em muito bom nível... E agora acredito em quem??? Tenho de perguntar ao meu querido José Carlos Amorim!
"João Moura Caetano mostrou na última actuação da tarde bons momentos de toureio, onde o temple e o sentido de lide estiveram de mãos dadas. Uma série de quatro curtos em sorte a quarteio, com destaque para o segundo e terceiro, fizeram as delícias do público presente.
Tarde triunfal tiveram igualmente os forcados amadores de Tomar e Azambuja que consumaram as seis pegas ao primeiro intento. Pelos forcados capitaneados por Carlos Alberto foram solistas João Pedro, João Serra e Ricardo Silva, enquanto que pelos forcados locais Joaquim Carvalho, cabo do grupo, Bruno Pinheiro e Carlos Dinis foram os caras da tarde".
E assim se passou mais um mês de Maio...