sexta-feira, outubro 28, 2005

António Ribeiro Telles fala de Vilaverde...

Para os meus amigos que andam com pouco tempo para ver os sites de tauromaquia...
"Conheci o Vilaverde em Outubro de 1979, ao entrarmos os dois para a Escola Agrícola da Paiã. Fomos da mesma turma durante três anos, só fizemos patifarias! Piores alunos não sei se houve! Mas que nos divertimos muito e que fizéssemos muitos amigos, isso, tenho a certeza! Aquilo que ele mais gostava era do Ribatejo e dos toiros, logo, percebeu que indo comigo para a Torrinha podia satisfazer a sua paixão! Fez-se muito amigo de todos nós, e era como se fosse da nossa família! Histórias e memórias do Vilaverde tenho muitas, Graças a Deus! Um dia, já depois de ele estar na Torrinha, combinei levantarmo-nos cedo para levar os toiros da Torrinha para o campo de Vila Franca, quando de manhãzinha abri a porta do quarto onde ele dormia com o Platanito, o Moranguinho, o Peitinhos, o Pionês e outros amigos, estava ele a dormir vestido, de safões e samarra, calçado e com o cavalo aparelhado dentro do quarto. É claro que quando a minha Mãe soube, ralhou muito, mas como o adorava perdoou-lhe logo a seguir! Foi o maior aficionado que conheci, era um romântico e gostava da festa dos toiros como ninguém! Valente forcado, extraordinário bandarilheiro, grande amante e conhecedor das lides de campo, no tentadero era um bom picador, e com a muleta tinha uma afición desmedida! Também toureou a cavalo, e se Deus o deixa viver mais tempo, ia a caminho de ser um bom ganadero. Para completar este palmarés, só lhe faltava ser apoderado, e foi a ele que o meu Pai escolheu para apoderar o meu sobrinho e seu neto, Manuel. Perdi um grande amigo!
Vou ter muitas saudades dele! "
http://tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=breves&aID=409

quinta-feira, outubro 27, 2005

Homenagem a João Vilaverde em Vila Franca de Xira!

É já no próximo Domingo, dia 30 de Outubro... Não podemos faltar!!!
"Está quase a chegar o dia do Festival e Homenagem que quanto a nós, e esta é a nossa sincera opinião, a maior e mais singela Homenagem ao Homem, Forcado, Bandarilheiro, Ganadeiro e que foi o impulsionador do Festival que mais representa a Festa o Ribatejo e a vivência de suas gentes, que foi João Diogo Villaverde, que tudo deu e sempre viveu para a Festa. Este grupo de amigos conseguiu juntar alguns dos nomes mais sonantes do nosso panorama Taurino como João Moura, João Palha Ribeiro Telles, António Palha Ribeiro Telles, João Salgueiro e algumas das maiores revelações, Manuel Ribeiro Telles Bastos, João Ribeiro Telles Jr e a maior revelação do momento do Toureio Apeado em Portugal António João Ferreira “To Jo”, decerto todos estes artistas estão com vontade redobrada de vencer e dar o melhor e brindar o amigo, companheiro e professor de muitas lides. Assim como os toiro serão gentilmente oferecidos por alguns de seus amigos e companheiros num dos seus últimos projectos que foi criar Toiros de Lide e ser um afamado Ganadeiro os astados pertencem as ganadarias de Pinto Barreiros, João Moura, David Ribeiro Telles, D. Luís Passanha, Manuel António Lopo de Carvalho, Conde Cabral e Herdade de Pégoras e para finalizar como não poderia deixar de ser as pegas estarão a cargo do actuais e antigos elementos do Grupo do coração de João Villaverde o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira. Esta será uma das melhores oportunidades para todos os aficionados agradecerem a João Villaverde tudo o que deu fez pela nossa querida Festa, será também uma oportunidade de mostrar-mos que a Festa está Viva recomenda-se e que valeu a pena tudo o que este grande Homem fez em prol da Festa. Desde já deixamos aqui os nossos sinceros votos para que tudo corra de feição e que esta Homenagem seja um sucesso para que no final todos possamos dizer, valeu a pena e valerá sempre a pena apoiar e viver a nossa Festa com a intensidade que João Vilaverde viveu. Até sempre João Villaverde, que esteja no Céu a olhar e a zelar pela nossa Festa. Muito Obrigado. "
toureio.no.sapo.pt - 26/10/05

domingo, outubro 23, 2005

Golegã... Já cheira!

Daqui a 12 dias já lá estamos...
Provámos a ginja...
E também o abafado...
Estamos prontos!
Começa a ansiedade...
Os preparativos para que não falte nada...
E dia 4 de Novembro, se Deus quizer, já lá estamos!
Viva o S. Martinho!!!

quinta-feira, outubro 06, 2005

Salvador: Final de temporada em Grande!!!


Posted by Picasa Posted by Picasa
E como não podia deixar de ser, lá fomos a Vila Franca de Xira no passado dia 4, para assistir à última corrida da temporada do cavaleiro Rui Salvador!!! E valeu mesmo a pena... Esta foi das melhores actuações do Rui esta temporada... Pelo menos das corridas que eu vi (e já lá vão umas 22 ou 23!!!)!
Rui Salvador triunfou na corrida de Vila Franca de Xira!!! O toiro de António Silva que lhe calhou estava coxo e teve de ser substituído pelo sobrero de Pinto Barreiros... E ainda bem! Finalmente o toureiro tem um toiro que se apresente!!! E Rui Salvador lidou da melhor maneira, a cravar ferros com muita emoção e a fazer levantar o público de Vila Franca!!! Isto é o que se chama: Um final de temporada em grande!!!
António Ribeiro Telles esteve muito animado e bem-disposto... Gostei de ver! No entanto, o toiro de Pinto Barreiros foi a menos e António não conseguiu transmitir emoção às bancadas!
Luís Rouxinol continua a provar que esta é a melhor temporada da sua vida... Apesár do toiro parecer manso no início da lide, acabou por ir a mais e Rouxinol conseguiu cravar bons ferros... E o exigente e respeitador público gostou!
João Salgueiro deixou-me triste e preocupada... O que se passa com ele? Outra crise? Nem dá para vos contar como foi a lide dele porque... Não há nada para contar! Desinspirado? Desinteressado? Não sei o que foi mas espero que tenha sido apenas um dia "não"!!!
Vitor Ribeiro esteve ao nível que tantas vezes já o vi... Muito bem nesta corrida na Palha Blanco! O toiro Passanha ajudou-o e Vitor fez uma lide com colocação de excelentes ferros!
Não sei se já era cansaço da minha parte, mas esperava mais de António Maria Brito Paes... O toiro era difícil, é verdade! Mas mesmo assim... Ele não conseguiu, nem tentou dar-lhe a volta! Então manda os bandarilheiros tourearem o toiro por ele... Mas depois de ver 5 cavaleiros, o público já não tem paciência para ver apenas cavalos... Queremos é ver tourear!!! Não gostei nada... Espero que tenha sido como o Salgueiro: um dia "não"!
Os forcados de Vila Franca estiveram muito bem... Os 6 toiros foram pegados à primeira tentativa... E a pega de cernelha do último toiro foi das melhores que vi... Ora vejam a crítica de quem percebe disto: "Abriu praça o forcado Ricardo Belchior (Sevilha), que, embora pouco habituado a pegar de caras, esteve correcto com o toiro e fechou-se bem à 1ª tentativa. O 2º da noite foi para o cabo Vasco Dotti, o toiro tardou a sair mas o forcado esteve bem com ele, fechou-se à 1ª tentativa. O 3º da noite foi para o forcado Armandinho que esteve bonito a citar e se fechou com decisão à 1ª. Paulo Conceição foi para a cara do 4º da noite, citou de largo e sem problema consumou a pega à 1ª. Ricardo Patusco foi para a cara do 5º da noite, aguentou pouco, o toiro ensarilhou e o forcado recebeu-o mal pois escorregou no momento da reunião mas mesmo assim agarrou-se com muita alma e consumou a pega à 1ª tentativa. O último da noite foi pegado de cernelha pela dupla Olavo Cabaço e Carlos Silva que entraram bem e com decisão, consumaram a pega de cernelha à 1ª tendo no entanto o senão do cernelheiro ter vindo sempre agarrado a uma bandarilha." (http://tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=cronicas&aID=387)

terça-feira, outubro 04, 2005

Corrida dos triunfadores... Alcácer!

Ainda não vos falei da corrida de Alcacér... Não estava a pensar ir mas... A nossa amiga Ângela desafiou-me... E quando se fala de corridas de toiros, e ainda por cima se o Salvador estiver presente, não consigo resistir ao desafio!!!
E lá fui com o Edmundo, o Luís e a Sónia...
Estava muito calor para o dia 2 de Outubro... E ainda por cima estivemos ao sol (nunca pensei que estivesse assim!)... Mas quando se gosta, tudo se ultrapassa... Até o traseiro queimadinho!!!
Esta corrida de homenagem a D. Francisco de Mascarenhas só não foi melhor porque, para não variar, os toiros que calharam ao "meu" Rui foram péssimos!!!
"Quanto a Rui Salvador, este cumpriu nesta sua passagem por Alcácer. No seu primeiro toiro, após cravar os compridos desenhou a lide possível face às condições do toiro. Concretiza um ou outro curto de maior destaque. Na sua segunda actuação, o cavaleiro de Tomar esteve em plano positivo com sortes bem preparadas, escolhendo acertadamente os terrenos. Concretiza uma boa série de curtos, finalizando assim a sua passagem por Alcácer do Sal." (http://tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=cronicas&aID=382)... Sempre em grande, mesmo sem toiros!!!
E ainda não foi desta que consegui ver o verdadeiro António Ribeiro Telles... No entanto, "apresentou uma lide conseguida, mostrando todo o seu poderio toureiro. Após cravar com acerto os compridos da ordem, esteve igualmente acertado nos curtos toureando de frente e colocando bem a ferragem. Terminou a sua primeira actuação com um ferro de palmo em terrenos de compromisso. Na sua segunda actuação, António Telles, após brinde a D. Francisco de Mascarenhas, recebeu o toiro à porta gaiola, cravando um grande ferro. Nos curtos esteve esforçado e voluntarioso, visto o toiro ter recaído para tábuas muito cedo." (http://tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=cronicas&aID=382)
Triunfou Vitor Ribeiro, merecidamente. "Em Alcácer esteve, como tem sido seu timbre, um senhor cavaleiro mostrando todo o seu valor e toda a sua raça. Receber correctamente os toiros para depois cravar, em cites de largo, a ferragem comprida. Nos curtos preparou, executou e rematou bem as sortes, chegando com facilidade ao público. No seu primeiro toiro, terceiro da tarde concretiza dois ferros curtos extraordinários, mostrando as suas ganas de triunfo." (http://tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=cronicas&aID=382)
"Quanto aos forcados, estavam em praça os dois grupos mais prestigiados do país e isso foi mostrado dentro da arena, destacando-se a imponente pega realizada por José Maria Cortes, de levantar qualquer praça." (http://tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=cronicas&aID=382)

segunda-feira, outubro 03, 2005

Espírito do Pátio: Casamentos do passado Sábado!

Quinta de Vale Fornos em Azambuja Posted by Picasa

Quinta de S. Miguel da Corujeira Posted by Picasa

No passado Sábado, dia 1 de Outubro, o Espírito do Pátio- Serviços Equestres teve o enorme prazer de participar em dois casamentos. Ambos os eventos correram muito bem...
Em Azambuja, na Quinta de Vale Fornos, realizou-se um dos casamentos, no qual o Espírito do Pátio- Serviços Equestres transportou a noiva para a quinta e, depois de casados, convidou os noivos para um passeio romântico numa bonita Milord.
Na Aldeia Galega aconteceu o segundo casamento... O noivo chegou à igreja montado num bonito cavalo ruço e, após o casamento, os noivos foram transportados para a Quinta de São Miguel da Corujeira num lindíssimo Break...
Assim escolheram os noivos... E passaram um dia muito feliz!
O Espírito do Pátio deseja as maiores felicidades para ambos os casais!!!