sexta-feira, setembro 10, 2004

Monforte é a tábua de salvação!!!

Pois é, Nuno, este título da crónica do Hugo Teixeira no "Farpas" desta semana... Isto a propósito dos Mouras e Caetanos e, especialmente dos mais novos. Diz ele que: "Dois jovens de tenra idade ainda, conseguiram ultrapassar todo o pelotão, estão lá na frente ao lado de Moura, de Salvador, de Fernandes, de Salgueiro, de Ribeiro... Monforte, portanto, continua a dar cartas, continua a ser a mesma- temos de rezar para que o Moura Jr e o Moura Caetano tenham filhos o mais depressa possível para que possamos assegurar o futuro da nossa tauromaquia! Não estou a exagerar, não estou a ser radical, estou sim a ver de realidade de frente, estou a exprimir o que penso..."
Pense lá bem, Sr. Hugo Teixeira... Tem a certeza que não está a exagerar??? (que nem é costume...). Para os meus amigos Mourista, esta crónica servirá como uma luva... Mas para mim??? Os jovens cavaleiros têm um enorme coração e raça toureira mas... Os melhores??? Lá virá o tempo! Agora é muito cedo para os compararmos a cavaleiros com 20 anos de alternativa e outros tantos de triunfos. Não acha, Sr. Jornalista?

1 Comentários:

Às setembro 15, 2004 2:00 da tarde , Blogger Nuno Cid disse...

Ao ler este título do Farpas, pensei ... "Sem Comentários", porque simplesmente está tudo dito. Monforte, terra de boas gentes, tem também o condão de ter desde à muito uma tradição na tauromaquia que atravessa Portugal e conquista outras paragens no mundo onde a afficion é uma cultura enraizada.
Aquela vila alentejana, de tão pequena no tamanho torna-se enorme quando falamos de toiros e é com muita honra que, conhecendo-a desde que me conheço, posso falar dela como a minha terra.
E a minha terra, Monforte, é, sem dúvida, um berço de bravos cavaleiros (coração e raça!!!) que nascem, como de uma forma inata, para lidar com mestria e arte e em cada praça, a bravura dos toiros habituados à liberdade dos pastos.
Comparações??? As comparações fazem-se dentro da praça com a afficion, não se faz unicamente observando um calendário de alternativas, que engana o mais atento e nem sempre destaca o mais bravo.
E nesse lote dos mais bravos, poucos resistem ao longo dos tempos e poucos são aqueles que marcam a história da tauromaquia e só posso dizer, terminando este meu texto, estou convicto os Mouras estão nesse lote de eleição, deles se escreveu no passado, deles se vive a arte no presente e deles se espera uma certeza no futuro.
Viva Monforte!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial