segunda-feira, julho 25, 2005

Praça cheia em Setúbal!

E mais um ano tivemos o prazer de assistir à VII Corrida TVI...
"Na presença de uma excelente moldura humana (casa cheia) abriu praça João Ribeiro Telles, nesta corrida na qual comemorava 25 anos de alternativa. Brindou ao público e cravou três compridos de boa nota para depois nos curtos se apresentar regular, terminando com dois ferros de violino, marca da casa, muito bem executados.
Seguiu-se Paulo Caetano, também ele a comemorar 25 anos de alternativa. Brindou, de forma emotiva a seu pai e a José João Zoio, seu padrinho de alternativa. Cravou a ferragem da ordem nos compridos, subscrevendo de seguida uma lide não muito conseguida nos curtos pois embora bregasse bem teve demasiadas passagens em falso e apenas um ou outro ferro de maior destaque.
O terceiro da noite tocou em sorte ao praticante João Moura Caetano que esteve bem nos compridos e feliz nos curtos destacando-se um grande ferro no qual, num cite de largo, aguentou a investida do oponente para em terrenos de compromisso rematar uma emocionante sorte cambiada.
A última lide a solo pertenceu a João Ribeiro Telles Júnior que rubricou a actuação mais conseguida da noite. Esteve acertado na ferragem comprida e, dentro de um estilo contagiante, conquistou as bancadas com uma boa série de curtos denotando-se o cuidado do jovem da Torrinha na preparação e colocação dos ferros e na verdade do seu toureio.
Relativamente às lides a duo, os Ribeiro Telles, pai e filho, estiveram desembaraçados nos compridos e entrosados nos curtos em sortes bem delineadas e com ritmo, dentro do estilo clássico que os caracteriza. Viu-se uma verdadeira lide a duo, na qual os toureiros não competem mas sim coloboram na preparação dos ferros e aproveitam o posicionamento de um e de outro para melhor colocar o toiro. Fecharam com os inevitáveis violinos que fizeram levantar as bancadas.
Encerraram a noite Paulo e João Caetano, que estiveram regulares nos compridos. João Moura Caetano não evitou um forte toque na montada. Nos curtos estiveram cumpridores com um ou outro ferro bem rematado.
No que respeita aos Forcados, estes estiveram aquém das suas reais potencialidades. Pelo Grupo de Coruche abriu praça o cabo Amorim Ribeiro Lopes que brindou ao Director Geral da TVI, Dr. José Eduardo Moniz, e se fechou bem à primeira tentativa, aguentando um derrote difícil e contando com uma boa primeira ajuda de Filipe Mendes. Rui Godinho, mais conhecido por "Peitaça" brindou ao público e consumou a pega à 3ª tentativa com primeira ajuda de Gonçalo Ferreira numa sorte onde se houve falta de coesão nas ajudas aquando da 1ª tentativa. Fechou a noite pelo Grupo de Coruche, Nuno Feijoca que brindou a João Ribeiro Telles e Paulo Caetano pelos seus 25 anos de alternativa. Pegou a sesgo, à 5ª tentativa, um toiro esgotado e tardo a investir, com primeira ajuda de Mário Rosa, que, nos pareceu, podia ter feito melhor nas primeiras tentativas.
Pelo Grupo do Aposento da Moita pegou de caras Luís Fera, que também brindou ao Dr. José Eduardo Moniz. Concretizou à 2ª tentativa com experiente primeira ajuda de António Galveias, depois de na 1ª tentativa não ter conseguido reunir bem. O quarto da noite foi para o carismático Netin Wene que, depois de conquistar o prémio para a melhor pega na Corrida RTP, não teve sorte desta vez. Fechou-se ao quarto intento numa tentativa em que depois de ficar fora da cara do toiro só ele acreditou que ainda poderia concretizar. Com alguma sorte, muita moral e alma, aproveitou uim dos derrotes do toiro e conseguiu voltar à cara para não mais se largar. Teve uma boa terceira ajuda de Guilherme Camejo. A destacar a atitude do Grupo, que na 3ª tentativa a este toiro, vendo que que o forcado não estava devidamente colocado na cara do oponente, decidiu realizar uma nova tentativa ainda que o público não se tivesse apercebido da situação. O último toiro da noite coube a Francisco Ilaco que, brindou ao aficionado e guarda-redes do Sporting, Ricardo. Consumou a pega, bem, ao primeiro intento com bons desempenhos do primeiro ajuda Manuel Tavares e do rabejador Hugo Mineiro.
O curro de D. Maria Guiomar Cortes Moura saíu bem apresentado. Os dois primeiros mansos toiros foram mansos, os 3º e 4º cumpridores e os dois últimos pouco colaboradores." (http://tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=cronicas&aID=242)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial