quinta-feira, julho 14, 2005

Corrida em Almeirim!


Posted by Picasa
Fiquei em casa... Triste por não ter tempo para ir a Almeirim ver o "meu" Salvador!!! Mas ao que parece, ainda bem que não fomos... Segundo o site www.tauromania.pt "Almeirim - Corrida morna em tarde quente"!!!
"Uma tarde quente de Domingo em Almeirim, para se assistir a uma corrida muito mal publicitada, daí também a fraca assistência.
O curro era de facto aliciante, devido à apresentação dos toiros, muito trapío, mas a bravura, … essa por vezes fica no campo. Os toiros, um pouco sonsos deixaram-se lidar, o mais pesado tinha 550kg e 440kg o que foi lidado pelo cavaleiro amador, que em nossa opinião foi o melhor toiro da tarde.
Joaquim Bastinhas andou com a alegria que se conhece. Cravou um bom ferro de palmo e não podia faltar… a pedido do público, o tal par de bandarilhas que o cavaleiro faz questão de ser o público a pedir, fingindo que se vai embora.
Rui Salvador, cavaleiro de raça, não teve oponente à altura. O toiro pareceu-nos diminuído fisicamente. O cavaleiro cravou bons ferros e sofreu um toque sem consequências.
João Salgueiro teve pela frente o toiro mais bonito da tarde, mas tardo nas investidas. Não se entendeu com ele e pareceu-nos algo nervoso e irritado com as montadas. Teve alguns curtos de boa nota e também sofreu um toque.
Marcos Tenório toureou o 4º toiro da tarde, com a autorização dos restantes cavaleiros, e foi uma agradável surpresa. Um cavaleiro com boas maneiras, bem a lidar, cravou bons ferros. Teve uma queda muito aparatosa, mas felizmente sem consequências, voltou a montar e cheio de raça terminou a lide.
João Pedro Cerejo teve uma tarde morna, toureou como pôde o 5º da ordem, o último ferro foi de boa nota.
Sónia Matias lidou o último da tarde, com muito querer lá lhe deu a volta e cravou bons ferros pois o toiro tinha pouco andamento.
A rapaziada das jaquetas não esteve em tarde inspirada. Os amadores de Santarém tiveram na cara do 1º da tarde o forcado António Grave de Jesus. Pegou à 1ª mas ficou fora da cara do toiro junto ás tábuas. O cabo, e bem, mandou repetir, e o jovem forcado, em tarde menos boa, não recuou com o toiro e só consumou a pega à 3ª tentativa. Menos sorte teve o forcado Gonçalo Veloso que depois de um cite garboso e de se fechar magnificamente ao 3º da tarde, já junto ás tábuas e quando o resto do grupo pensava que o toiro estava pegado, este teve um derrote muito violento e tirou o forcado da cara, sofrendo o Gonçalo uma fractura de um pé. Foi dobrado pelo forcado Diogo Palha que se fechou à 1ª tentativa. O 5º foi para a cernelha. A dupla era composta por Ricardo Tavares a cernelhar e David Romão a rabejar, o toiro não encabrestava e os forcados tiveram muita dificuldade. Ricardo Tavares levou tremenda voltareta que causou calafrios na bancada, ainda tentou uma 2ª entrada mas já sem faculdades físicas. Foi dobrado pelo forcado Francisco Empis que consumou a pega de cernelha à 2ª tentativa. O forcado Diogo Palha teve que fazer de campino nesta pega, pois um dos homens que estava vestido de campino nem sequer sabia o que estava a fazer. Não fica bem ao forcado, mas dadas as circunstancias é mais que aceitável! Como se pode pôr um homem fardado de campino, se nunca o foi, numa corrida de toiros??!! Assim, de certeza que acabam as corridas, só ficam as touradas!
Pelos amadores do Aposento da Moita foi para a cara do 2º da tarde o forcado Gustavo Martins. À 1ª tentativa descompôs a investida do toiro ao recuar e à 2ª, o toiro foi mais violento e o forcado não recuou. Fechou-se à 3ª tentativa com o toiro a sesgo. Esteve em tarde menos boa o jovem forcado. Pedro Marques, no 4º da tarde, depois de um bonito cite fechou-se à 1ª tentativa sem dificuldade. Fechou praça o forcado Francisco Ilaco. O toiro não queria sair e o forcado esteve bem em desfazer a pega, colocou o toiro a sesgo e o toiro saiu bem para o forcado que se fechou à 1º tentativa com ajudas carregadas. "

1 Comentários:

Às julho 14, 2005 9:57 da manhã , Blogger Rita disse...

Digam-me lá se o Salvador não tem mesmo azar com os toiros?
" 2º Toiro da tarde 530kg, este que saiu à praça com um hematoma de um dos lados dos quartos traseiros, ao que o director de corrida declarou a lide do Toiro, com muitos protestos por parte dos Aficionados, Rui Salvador foi o Cavaleiro que teve menos sorte no sorteio deste Toiro. Cravou ferros compridos com muitos protestos pela parte dos populares, estes que não estavam satisfeitos com a escolha do director de corrida. Troca de montada para a cravagem dos ferros curtos. Esta série seguiu-se de forma normal, com o Cavaleiro a não poder fazer muito mais a um Toiro parado. Temos que ter em conta que o Cavaleiro teve que lidar o Toiro talvez com sua contra vontade, mas o Sr. Director de corrida assim o deliberou."

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial