terça-feira, abril 10, 2007

Páscoa Taurina...



Finalmente cheira a toiros!!!!
Num fim de semana em que a chuva ameaçava cair, adiando mesmo a corrida de São Mansos para o próximo dia 7 de Setembro, vários foram os espectáculos que se realizaram: Albufeira, Alandroal (de destacar o troféu para o cavaleiro e amigo Gilberto Filipe), Campo Pequeno, Abiul, Alpalhão, Póvoa de São Miguel, Sousel (mesmo debaixo de chuva).




Mas quero falar-vos da corrida em Alpalhão... nem sei bem porquê... Com ¾ fortes de casa, toiros das Ganadarias D. Luís Passanha e Conde Cabral para os cavaleiros João Moura, Rui Salvador e José Prates.

Ora aqui vai a parte que mais gostei: "Rui Salvador viu-se frente a um toiro fraco e distraído. Cravou dois ferros compridos e ao compreender bem o oponente toureou em distâncias curtas em sortes a quarteio, rematando-as correctamente. A sua segunda actuação chegou com facilidade ao público. Frente a um toiro que saiu manso e desorientado, que não ligava nem ao capote nem ao cavalo, Rui deixou a ferragem comprida regular. Nos curtos o oponente fixou-se melhor e ganhou qualidades. O cavaleiro, com ganas e vontade optou por sortes cambiadas, cravou ferros de alto a baixo que resultou numa lide positiva, deixando dois ferros curtos para finalizar a actuação a pedido do público" (http://www.tourobravo.cjb.net/)... Eis porque continuas a ser o meu preferido!!!

Para o meu querido amigo de Monforte: "João Moura abriu Praça frente a um toiro que saiu com andamento e atento à montada. Cravou dois ferros compridos e nos curtos partia de longe para provocar as investidas em distâncias mais curtas, desenhando as sortes com uma ligeira batida ao piton contrário. Completou a lide com remates dos ferros e ladeando na cara do toiro. No seu segundo lidou um toiro bem apresentado, que saiu com andamento, mas que foi perdendo após a cravagem do primeiro curto. Com determinação, deixou uma sequência de cinco ferros em sortes cambiadas de qualidade e deixou ainda dois ferrinhos de palmo de agrado do público presente" (http://www.tourobravo.cjb.net/)

Aproveito ainda para vos sugerir que vejam a notícia "O fim-de-semana de Páscoa foi assim..." no site http://toureio.no.sapo.pt/ (principalmente a parte da corrida de Albufeira... 'tadinho do Passarinho!!!)

Beijos e Abraços... E venha o sol e mais corridas!!!

8 Comentários:

Às abril 12, 2007 2:10 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

ainda gostava de saber porque só metem excertos de crónicas de corridas de touros deste site:tourobravo, principalmente quando toureia o rui salvador

 
Às abril 12, 2007 4:14 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Aliás, nem é "principalmente quando toureia o rui salvador" mas sim, SÓ QUANDO TOUREIA O RUI SALVADOR!
Ainda se dizem aficionados... eu chamar-lhes-ía antes OBSECADOS e com certeza lambe botas... pois inclusivamente as cronicas que usam são quase todas da prima do cavaleiro. Curioso, não?
Sería mais legítimo que em vez de "E venha o sol e mais corridas" dissessem antes "E venha o Rui Salvador tourear" porque na realidade é só isso que interessa!
Aficcionados?!?!?! Deixem-me rir!!!

 
Às abril 16, 2007 3:15 da tarde , Blogger Rita disse...

Caro Zé,
se olhar atentamente para os post do nosso blog, poderá verificar que, e uma vez que não tencionamos ser críticos taurinos, são muitas vezes referidos links de vários sites taurinos. Ainda há bem pouco tempo recebemos um e-mail de agradecimento de um colaborador de outro site q não o tourobravo. quanto ao facto de ser muitas vezes referido o cavaleiro rui salvador, é normalmente da minha responsabilidade... e penso que nao será crime nenhum! Todos nós temos as nossas preferencias... o Sr. não terá a sua??? Pois bem, gosto muito do Rui! Não sei se se tratará de uma obsessão, mas gosto pelo seu toureio e uma grande estima, amizade e admiração, será com toda a certeza! Pena é q não hajam mais pessoas a "escolher" o seu toureiro (como se diz q era antigamente!)... Certamente que o interesse pela festa aumentaria significativamente!
Para terminar, queria apenas dizer-lhe que cada um de nós será aficionado à sua maneira... e não será por gostar mais de um cavaleiro que se deixará de gostar de muitos outros... Mas este assunto penso que um dia poderiamos conversar mas "ao vivo e a cores"!
Saudações taurinas

 
Às abril 18, 2007 12:28 da manhã , Blogger Nuno Cid disse...

Ó Zé Ratinho, desde já, é de louvar a sua visita a este blog, é mais uma a juntar às 7.800.
Depois só lhe posso dizer uma coisa ...
Ó Zé Ratinho, remeta-se ao seu buraquinho!!!
Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!

 
Às abril 18, 2007 11:48 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Realmente vê-se bem a educação que certos membros deste blog têm, quando as coisas não são do seu agrado.
Aficcionados??? vão mas trabalhar.

 
Às abril 18, 2007 2:10 da tarde , Blogger Rita disse...

Olá novamente!
Sr. Zé, quero desde já agradecer as suas visitas assíduas ao nosso blog!!!
Sinceramente não consigo perceber qual o motivo de tanta antipatia para com o nosso grupo mas, enfim, lá terá as suas razões!!! (talvez um dia nos possa explicar pessoalmente, o que me diz?)
Relativamente à falta de educação... Será que você acredita mesmo que chamar "lambe botas" e tudo o resto que nos escreveu, a pessoas que não conhece de lado nenhum (ou conhece?), são actos de uma educação esmerada??? Então tenho uma dúvida: Quem terá começado por ser mal educado, nós ou o Sr.? Como dizia Albert Schweitzer: Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros… É a única!
Aqui a questão não se trata de se falar de assuntos que são ou não do nosso agrado… Este blog nunca foi, nem pretende ser um centro de notícias taurinas!!! É apenas um espaço onde NÓS partilhamos as nossas actividades, experiências e opiniões (erradas ou não!) com quem esteja interessado… Se o Sr. não está interessado nas nossas opiniões, e nos tem essa raiva toda, gostaria de o informar que, apesar de já ter o estatuto de “habitué”, não se tem de sentir obrigado a visitar-nos… passamos bem sem a visita de pessoas mal formadas, mal educadas e sem sentido de humor!
Ainda assim fico a pensar… Se calhar o Sr. até nos conhece… A forma como falou da “prima do cavaleiro”… Até a mim me parece que já o conheço! Bem, se quiser, um dia podemos conversar melhor (MSN: aritatorrao3@hotmail.com)!
Ah, já agora queria dizer-lhe: Realmente não me considero “aficcionada”… talvez aficionada, o que lhe parece???
Saudações Taurinas

P.S.- E venha o Rui Salvador tourear!!!!!!

 
Às abril 18, 2007 5:43 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Alem de malcriados nao sabem ler.
meu nome é zé ratinho, não tenho nada a ver com o segundo post que aqui está exposto.
Este é o 3 e ultimo post que coloco aqui neste blog.
1º não fui eu que falei em primas de cavaleiros.
2.º nao fui eu que falei em lamber as botas a ninguém
3.º vão se informar de onde vem a palavara aficcion.
4.º conhece los pessoalmente? porque carga de água?
já vi que aqui quem tem uma opinião em contrário á vossa é mal tratado, por isso não vale a pena continuar a vir aqui. Passem bem e sejam felizes

 
Às abril 18, 2007 11:19 da tarde , Blogger Rita disse...

Se realmente os 2 primeiros comentários foram realizados por pessoas diferentes (o que na minha modesta opinião não parece), peço desde já desculpa pelo equivoco!
"não vale a pena continuar a vir aqui"??? Pois isso será uma decisão sua... mas mais uma vez lhe digo que seria interessante conhecermo-nos melhor... Até porque a sua forma de escrever é muito semelhante a um grande amigo que eu tive em tempos...

Felizes? Somos muito felizes com toda a certeza, não fique preocupado com isso!

E já agora, a título de curiosidade...

DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA ONLINE (http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx)


AFICIONADO
adj., afeiçoado a uma arte que não professa;

s. m.,
amador de um desporto, arte ou espectáculo; entusiasta por tauromaquia.

Como eu estou em Portugal, costumo consultar o dicinário da lingua portuguesa. Não acha uma excelente ideia?

Até um dia destes!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial