segunda-feira, outubro 22, 2007

Ainda a Festa de Campo: ESPÍRITO DO PÁTIO APRESENTA...

"Caros amigos,
No início era só a euforia de uma festa no Pátio, de uma reunião entre amigos. Contudo o sentimento com que estes amigos se reuniam era tão forte e tinha tamanho sentido que facilmente se transformou em algo maior.
A vontade e alegria com que estes amigos realizavam qualquer actividade fê-los sentir que afinal havia algo de precioso, um Espírito diferente, que tinha de ser celebrado. Assim nasceu o Espírito do Pátio, e é com este sentimento de amizade, respeito, trabalho e perseverança que chegámos aqui hoje, e com muito prazer partilhamos este dia convosco.
O “Espírito do Pátio Apresenta…” é então uma pequena demonstração das nossas actividades no mundo fascinante dos cavalos. Esta pequena demonstração é amadora, por isso pedimos desculpa por algum passo mal executado. Não deixamos no entanto de tentar sempre o nosso melhor, tanto aqui como em qualquer actividade que nos propomos.

Como todos sabem, um cavalo de temperamento nobre, generoso e ardente, mas sempre dócil e sofredor é claro um Lusitano, o mais antigo cavalo de sela do Mundo
Cavalo de "sangue quente", o Puro-sangue Lusitano é o produto de uma selecção de milhares de anos, o que lhe garante uma "empatia" com o cavaleiro superior a qualquer raça. Seleccionado como cavalo de raça e de combate ao longo dos séculos, é um cavalo versátil, cuja docilidade, agilidade e coragem, lhe permitem hoje competir em quase todas as modalidades do desporto equestre.
A primeira demonstração é, como não poderia deixar de ser, o Néctar, o nosso mais que tudo. O Néctar é um cavalo de raça lusitana ruço, com as características todas que descrevem esta raça. É sempre o nosso sério e fiel companheiro em todas as aventuras e como terão oportunidade de ver, faz as delicias do seu dono.
Esperamos que se divirtam a ver a apresentação tanto quanto nos deu gozo realizá-lo."
Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)














"As senhoritas que se seguem mostram-vos o “Pas de Deux”, que é o mesmo que dizer “Dança a dois”, onde os passos deste “ballet” a cavalo são efectuados em par. Deliciem-se com esta dança cheia de “glamour”…"
Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)














"Assim como o cavalo puro-sangue lusitano, o Fado é igualmente um grande símbolo de Portugal. O Fado faz parte da nossa identidade. Anda sempre de mão dada com a nossa tradição, com a nossa vida. Não poderíamos deixar de incluir o Fado nesta festa que é acima de tudo uma celebração do que é nosso, do que é tradição, do nosso Ribatejo. De seguida apresentaremos um pequeno apontamento de fado sempre na presença dos nossos cavalos. Então SILÊNCIO! Que se vai cantar o Fado..."

Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)



















"Apesar de ser usado como cavalo de trabalho, nomeadamente pelos campinos, que têm uma predilecção especial por esta raça, o Lusitano é, cada vez mais, um cavalo procurado por criadores de todo o mundo, graças às suas qualidades únicas. Mas a sua grande especialidade são, sem sombra de dúvida, as touradas.Demonstrando uma coragem e uma tranquilidade únicas perante o adversário, sai para a cara do touro sem qualquer temor.É, indiscutivelmente, o cavalo de toureio de eleição, não só em Portugal, mas em todo o mundo.Dizem os criadores que o touro bravo só existe porque existe tourada.Pois bem, só existe tourada à portuguesa, porque existe a magia e a coragem do cavalo Lusitano."

Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)














"A nossa Identidade emerge da partilha de uma mesma memória e ancestralidade comuns. Assim se passa com Espanha e a nossa tradição equestre e taurina. Um cavaleiro apresentará a arte de tourear a cavalo com vara: a Garrocha. As sevilhanas apresentarão logo de seguida um conjunto de rumbas e fandangos muito alegres para alegrar a festa. Venham as castanholas…"

Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)



"Como muita da alegria vivida no Espírito do pátio se deve aos seus jovens e crianças, eis que um dos nossos alunos vos apresenta a iniciação à equitação com exercícios de volteio."

Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)

FOTOS BREVEMENTE

"Vamos findar o nosso espectáculo com a apresentação de um carrocel de equitação de trabalho, constituído por 6 cavaleiros, um exercício de concentração e disciplina. Consiste numa coreografia onde os cavaleiros reproduzem uma espécie de dança. Esta dança com cavalos é um resgate das tradições equestres e foi inspirada nos movimentos que o cavalo cumpria em combate."

Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)

FOTOS BREVEMENTE

1 Comentários:

Às novembro 01, 2007 9:19 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Foi um verdadeiro espectáculo. O Espirito do Pátio esteve muito bem e tenho de louvar este grupo de pessoas que mantêm as nossas tradições e costumes intactas. Já são uma referência regional e pelo que tenho acompanhado nacional.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial