quarta-feira, julho 27, 2005

Os novilhos de José Salvador cumpriram, e bem!


Posted by Picasa
Ontem à tarde fomos a Loures... Sinceramente, não estava nada à espera de ver um Festival tão bom!!! Praça cheia (numa desmontável, imaginem o meu stress!!!)... Bom ambiente... Bons toureiros... E os novilhos muito bons (daquela casa só saiem coisas boas!!!).
Abriu a praça Joaquim Bastinhas com aquela alegria contagiante... Mesmo que não se goste muito do seu estilo de toureio, acabamos sempre por rir. "Joaquim Bastinhas toureou o 1º da tarde com a alegria que se conhece, colocou bons ferros curtos, um de palmo e um par de bandarilhas" (http://tauromania.pt).
Rui Salvador teve finalmente toiro (pode ser que a maré de azar tenha passado!)... Bem, se o novilho não fosse bom, ele que reclamasse com o ganadero (ehehehe)! Gostei de ver... Alegre, bem humorado e brilhante!!! "Rui Salvador diante de um bom exemplar, rubricou uma excelente actuação, o novilho tem uma saída com muita pata e o cavaleiro desenvencilhou-se sozinho, sem a ajuda dos bandarilheiros de confiança, ferros cheios de verdade e poder, terminou com um bom ferro de palmo"(http://tauromania.pt). Mas ele lá precisava dos bandarilheiros??? O João Silva e o Bartissol são excelente bandarilheiros, mas ontem podiam descansar... O Rui chegou bem para o novilho! Acreditem, da Quinta do Falcão só vem QUALIDADE!!! (Estou chata hoje, eu sei... mas gostei do Festival de ontem, o que é que querem?).
"Luís Rouxinol já nos habituou a boas lides, mas hoje não esteve tão bem como de costume, cravou bons ferros curtos, mas excedeu-se um pouco no tempo a colocar os dois pares de bandarilhas "(http://tauromania.pt/). Acontece! Não se pode triunfar sempre!
"João Pedro Cerejo andou acertado e cravou bons ferros, falta algo ao cavaleiro de Porto de Mós para chegar ao público"(http://tauromania.pt/). ... Algo? Falta tudo!!! Dá sono! As pessoas não querem ver cavaleiros "acertados"... Querem emoção, elegância, classe e alguma "adrenalina"!
Já com a chuva a ameaçar (eu sempre disse que iamos apanhar molha!), toureou de seguida Marcos Tenório... Não fosse a chuva estragar-lhe a prova de praticante!!! E concordo com o Sr. Carlos Ramalhinho do site Tauromania: "a festa precisa de jovens com valor e qualidade, coisas que este jovem cavaleiro mostrou ter, com bom sentido lide e dos terrenos que pisa, a ir de frente e a colocar bons ferros".
Já a cairem uns pinguitos, Sónia Matias voltou a alegrar as bancadas! A rapariga é mesmo endiabrada... "Sónia Matias contagiou o público com a sua alegria e garra, mas o tempo pregou-lhe uma partida, começou a chover, cravou bons ferros" (http://tauromania.pt).
E só faltava o Gilberto quando alguém me disse: "Sei de alguém que vai levar molha, mas eu não sou...". E realmente não a apanhou! Mas eu apanhei, e de que maneira... Parecia que tinha saído do banho, com o cabelo a escorrer! Depois do pó, a chuvinha veio cobrir-nos o corpo de "lama"!!! Mas ficamos para ver o Gilberto... E valeu a pena: "Gilberto Filipe lidou o novilho de José Palha, mais sério e reservado, colocou alguns bons ferros, mas esteve mal em pedir mais um, numa altura em que a chuva carregava" (http://tauromania.pt)... Mas o público não se foi todo embora... Até estavamos a gostar da chuvinha... Porque é que o rapaz não se haveria de mostrar? Esteve bem, sim senhora!
Os forcados não destoaram de tudo o resto: "Abriu praça pelo Grupo de Montemor o forcado Filipe Mendes, com um bonito cite mostrou-se e fechou-se à 1ª tentativa. Frederico Manzarra pegou o 3º da ordem, depois de uma reunião menos conseguida não se fechando bem de um braço, concretizou a pega à 1ª tentativa. O 5º da tarde foi para o forcado Noel Cardoso que se fechou bem à 1ª tentativa depois de um brinde a esse grande forcado que foi João Cortes. Fechou praça o forcado Francisco Zenkl, que dividiu a pega com o Grupo do Aposento da Moita. O novilho era fechado de cara, mas o forcado esteve bem com ele, fechando-se à 1ª tentativa.
Pelo Grupo do Aposento da Moita pegou o forcado João Rodrigues que executou uma boa pega à 1ª tentativa. José Broega fechou-se à 1ª tentativa embora tenha tido uma má reunião vindo decomposto mas o grupo ajudou. A melhor pega da tarde foi executada pelo forcado Nuno Mantas, que citou com galhardia e se fechou magnificamente.
"
Não posso deixar de concordar com o Sr. Carlos Ramalhinho:
"+ O comportamento dos novilhos de José Salvador, as lides de Rui Salvador e Marcos Tenório. A praça cheia.
- O preço dos bilhetes para um Festival numa praça desmontável (25 € o mais barato!!!)"
E assim passou mais uma tarde de toiros... E muito boa!!!
VENHAM MAIS NOVILHOS SALVADOR!!!

2 Comentários:

Às julho 27, 2005 4:30 da tarde , Blogger Nuno Cid disse...

Pois, é nas praças desmontáveis que Rui Salvador brilha e logo com novilhos. Temos de fazer um manifesto para que em todas as corridas sejam lidados novilhos, porque assim, o espectáculo torna-se mais aliciante face à qualidade das nossas ganadarias. Os preços dos bilhetes continuam a subir!!! Deve ser do aumento do IVA, nas touradas deve estar a 40%. Ai, ai, onde vai parar uma das nossas mais antigas tradições. Se continuar assim, daqui a uns anos, as touradas serão espectáculos privados, para os ricos e para os aficionados mais loucos ... mas muito mais loucos.

 
Às agosto 12, 2005 12:21 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial