segunda-feira, maio 23, 2005

Rui Salvador foi o triunfador da corrida de Portalegre!

Mesmo sem almoçar, saímos de Tomar directamente para Portalegre!!!
Nem a fome e o sono nos fez "arredar pé"...
Sei que sou suspeita mas o Rui Salvador esteve FANTÁSTICO... Aliás, até vi coisas que nunca pensei ver: O nosso Nuno Cid a aplaudi-lo... DE PÉ, imaginem!!!
"Abriu função o cavaleiro Rui Salvador, que lhe tocou em sorte um dos piores toiros da corrida, ao qual teve de porfiar bastante, pois após a cravagem do 1º ferro comprido, o toiro que era manso e encastado, tornou-se muito complicado, não mostrando qualquer interesse pelas montadas, e parando-se nos médios, obrigando o cavaleiro a pisar terrenos de compromisso para deixar a ferragem da ordem. Mesmo assim Salvador fazendo uso do seu estilo frontal e sério, deixou ferros curtos de boa nota.
No seu 2º toiro passou-se o inverso do 1º; houve êxito total da lide, pois o hastado cumpriu e o cavaleiro mostrou porque é um dos melhores a actuarem nas nossas Praças. Depois de cravar os ferros compridos montando um cavalo com ferro de seu Pai, Rui Salvador foi buscar para os ferros curtos um cavalo castanho com ferro João Moura, e foi então que presenteou o público com uma grande actuação, quer bregando, quer cravando de alto a baixo, como mandam as regras, numa série de cinco ferros curtos." (retirado do site http://toureio.no.sapo.pt/principal.htm)
O cavaleiro Rui Fernandes deixou-me bastante desiludida... Ainda não o tinha visto este ano mas pelo que se tem lido na imprensa... Esperei melhor!
No mesmo site, o Sr. Fernando Pereira diz o seguite: "Rui Fernandes foi o 2º cavaleiro a actuar, e teve também ele duas lides distintas. Na sua 1ª, alcançou um êxito, perante um toiro que não sendo bravo, colaborou com o cavaleiro, e este que atravessa talvez o melhor momento da sua carreira, soube aproveitar as condições oferecidas pelo seu oponente. Cravou dois ferros compridos, e depois montando o seu cavalo estrela "Josellito", deixou ferros curtos de excelente preparação e colocação. Já numa outra montada, terminou a sua actuação cravando dois ferros curtos entrando ao piton contrário. De salientar que este toiro colheu aparatosamente o bandarilheiro Nuno Oliveira, felizmente sem consequências de maior. No 2º toiro Rui Fernandes não teve matéria-prima para repetir o êxito obtido no anterior; este mostrava-se muito reservado e não se empregava no momento das reuniões, tendo por isso o cavaleiro de arriscar para poder tornear o obstáculo que tinha pela frente. Mesmo assim deixou a ferragem possivel. "
Pois é, mas é quando não há toiros que se vê quem são os grandes toureiros... O Rui Fernandes que aparece sempre em destaque no "FARPAS" e afins, precisa que sejam os badarilheiros a "puxar" o toiro para o centro da arena??? E "comprometer" o cavalo da maneira que vimos no sábado em Portalegre, com o risco de acontecer uma colhida gravíssima, também é de quem sai em ombros das melhores praças de Espanha? Eu até fiquei baralhada: mandam as regras do bom toureio que se crave os ferros para trás ou "debaixo do braço"???Eu não percebo muito disto, mas vou a muitas praças, vejo muitas corrida, muitos toiros e muitos cavaleiros... Sempre vou aprendendo alguma coisa... Acho que pelo menos isto me salta à vista!
O Vitor Ribeiro também não esteve como eu estava à espera e vi já tantas vezes... "Vitor Ribeiro o cavaleiro mais novo dos três em alternativa, lidou o 3º e o 6º toiro da corrida, e pode-se dizer que triunfou com os dois, dando continuidade a outras tardes de êxito já efectuadas esta temporada. No seu 1º toiro , Ribeiro soube pisar os terrenos e medir as distâncias adequadas ao toiro, bregou com inspiração e intencionalidade, e depois deixou a ferragem colocada no sitio certo. No último toiro da corrida, que era encastado e revelava alguma mansidão, o cavaleiro através de um notável sentido de lide, arrancou nova boa actuação, mexendo muito bem o toiro, levando-o para os terrenos adequados, deixando-se ver nos cites e consumando a sorte de cravar com exactidão de alto a baixo."
Quanto aos valentes forcados: "o grupo de forcados de Montemor-o-Novo, viu dois dos seus elementos serem conduzidos ao hospital de Portalegre com luxações nos membros superiores direitos, fruto dos derrotes infligidos pelos toiros no acto das pegas; no entanto pegaram Manuel Mata ( 1ª tentativa ) a dobrar o seu colega João Reis, João Tavares ( 1ª tentativa ) e Rodrigo Pietra ( 2ª tentativa) a dobrar outro elemento ( João Caldeira ).Pelo grupo da casa pegaram Nelson Nabiça ( 1ª tentativa ) numa rija pega à córnea, Marco Carrilho ( 2ª tentativa) e finalmente João Tavares ( 6ª tentativa ) naquela que foi a mais difícil de consumar."
Os toiros eram da ganadaria de Francisco Luís Caldeira, que acabou por dar a volta à arena com o Rui Salvador (ainda bem que a deu nessa altura, porque os toiros que se seguiram...)
Bem, acho que é tudo... Até à próxima corrida!

2 Comentários:

Às maio 24, 2005 12:56 da tarde , Blogger Nuno Cid disse...

Para informação dos demais, aqui fica a verdadeira versão dos acontecimentos:
1º Em certo momento da corrida de Portalegre, que, por acaso, coincidiu com a passagem por nós do Rui Salvador, uma mosca estava a chatear-me e tentei matá-la batendo as palmas da mão para ver se a esborrachava;
2º Também naquele momento, e face à rigidez do cimento das bancadas da praça de Portalegre, deu-me uma dor nas costas terrivel, que me levou a levantar;
3º Não teria qualquer problema em bater palmas ao Rui Salvador, porque acho que ele assume-se cada vez mais como o 2º melhor toureiro português.

De resto, confirmo os relatos desta notícia e deixo uma palavra de apreço à Sra. Rita Torrão pelo esforço de colocar os comentários das corridas que assiste e à promoção tauromática que isso acarreta.

Só um último comentário para o Espirito do Pátio ... está em todas e em GRANDE!!!

PS: Deixo um repto à Rita para comentar a ida a solos mouristas, solos sagrados e de boas gentes.

 
Às maio 24, 2005 3:03 da tarde , Blogger Rita disse...

Claro que tenho de ser eu a comentar a nossa ida a Monforte... Se não for assim ninguém escreve neste blog!
Mas ó Nuno, eu tinha deixado os comentários de domingo para ti... Foi um dia importante para ti e para todos os benfiquistas! Realmente, já mereciam!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial