terça-feira, outubro 23, 2007

Não vos cheira a castanha??? Golegã... Está quase!






















segunda-feira, outubro 22, 2007

Ainda a Festa de Campo: ESPÍRITO DO PÁTIO APRESENTA...

"Caros amigos,
No início era só a euforia de uma festa no Pátio, de uma reunião entre amigos. Contudo o sentimento com que estes amigos se reuniam era tão forte e tinha tamanho sentido que facilmente se transformou em algo maior.
A vontade e alegria com que estes amigos realizavam qualquer actividade fê-los sentir que afinal havia algo de precioso, um Espírito diferente, que tinha de ser celebrado. Assim nasceu o Espírito do Pátio, e é com este sentimento de amizade, respeito, trabalho e perseverança que chegámos aqui hoje, e com muito prazer partilhamos este dia convosco.
O “Espírito do Pátio Apresenta…” é então uma pequena demonstração das nossas actividades no mundo fascinante dos cavalos. Esta pequena demonstração é amadora, por isso pedimos desculpa por algum passo mal executado. Não deixamos no entanto de tentar sempre o nosso melhor, tanto aqui como em qualquer actividade que nos propomos.

Como todos sabem, um cavalo de temperamento nobre, generoso e ardente, mas sempre dócil e sofredor é claro um Lusitano, o mais antigo cavalo de sela do Mundo
Cavalo de "sangue quente", o Puro-sangue Lusitano é o produto de uma selecção de milhares de anos, o que lhe garante uma "empatia" com o cavaleiro superior a qualquer raça. Seleccionado como cavalo de raça e de combate ao longo dos séculos, é um cavalo versátil, cuja docilidade, agilidade e coragem, lhe permitem hoje competir em quase todas as modalidades do desporto equestre.
A primeira demonstração é, como não poderia deixar de ser, o Néctar, o nosso mais que tudo. O Néctar é um cavalo de raça lusitana ruço, com as características todas que descrevem esta raça. É sempre o nosso sério e fiel companheiro em todas as aventuras e como terão oportunidade de ver, faz as delicias do seu dono.
Esperamos que se divirtam a ver a apresentação tanto quanto nos deu gozo realizá-lo."
Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)














"As senhoritas que se seguem mostram-vos o “Pas de Deux”, que é o mesmo que dizer “Dança a dois”, onde os passos deste “ballet” a cavalo são efectuados em par. Deliciem-se com esta dança cheia de “glamour”…"
Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)














"Assim como o cavalo puro-sangue lusitano, o Fado é igualmente um grande símbolo de Portugal. O Fado faz parte da nossa identidade. Anda sempre de mão dada com a nossa tradição, com a nossa vida. Não poderíamos deixar de incluir o Fado nesta festa que é acima de tudo uma celebração do que é nosso, do que é tradição, do nosso Ribatejo. De seguida apresentaremos um pequeno apontamento de fado sempre na presença dos nossos cavalos. Então SILÊNCIO! Que se vai cantar o Fado..."

Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)



















"Apesar de ser usado como cavalo de trabalho, nomeadamente pelos campinos, que têm uma predilecção especial por esta raça, o Lusitano é, cada vez mais, um cavalo procurado por criadores de todo o mundo, graças às suas qualidades únicas. Mas a sua grande especialidade são, sem sombra de dúvida, as touradas.Demonstrando uma coragem e uma tranquilidade únicas perante o adversário, sai para a cara do touro sem qualquer temor.É, indiscutivelmente, o cavalo de toureio de eleição, não só em Portugal, mas em todo o mundo.Dizem os criadores que o touro bravo só existe porque existe tourada.Pois bem, só existe tourada à portuguesa, porque existe a magia e a coragem do cavalo Lusitano."

Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)














"A nossa Identidade emerge da partilha de uma mesma memória e ancestralidade comuns. Assim se passa com Espanha e a nossa tradição equestre e taurina. Um cavaleiro apresentará a arte de tourear a cavalo com vara: a Garrocha. As sevilhanas apresentarão logo de seguida um conjunto de rumbas e fandangos muito alegres para alegrar a festa. Venham as castanholas…"

Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)



"Como muita da alegria vivida no Espírito do pátio se deve aos seus jovens e crianças, eis que um dos nossos alunos vos apresenta a iniciação à equitação com exercícios de volteio."

Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)

FOTOS BREVEMENTE

"Vamos findar o nosso espectáculo com a apresentação de um carrocel de equitação de trabalho, constituído por 6 cavaleiros, um exercício de concentração e disciplina. Consiste numa coreografia onde os cavaleiros reproduzem uma espécie de dança. Esta dança com cavalos é um resgate das tradições equestres e foi inspirada nos movimentos que o cavalo cumpria em combate."

Paula Lourenço e Nuno Cid (13.Out.07)

FOTOS BREVEMENTE

Comemoração do 40º aniversário do Grupo Forcados Amadores de Azambuja

Azambuja

Dia:27 de Outubro
Hora:15:30
Tipo de espectáculo:Festival
Toiros:Casa Prudêncio, Mário e Herds Manuel Vinhas, Dias Coutinho, Eng.º Jorge Carvalho, Luis Sousa Cabral, Coimbra Barbosa e Canas Vigouroux
Cavaleiros:Manuel Jorge de Oliveira, Joaquim Bastinhas, José Manuel Duarte, Ana Batista, Gilberto Filipe e o praticante Marcos Tenório
Novilheiro:Manuel Dias Gomes
Forcados Amadores:
Azambuja (Antigos e Actuais)

- Pelas 20h30 jantar com todos os intervenientes do espectaculo, familia e amigos.

- Faça ja a sua inscriçao para o numero 916926069 ( Fernando Coraçao)

domingo, outubro 14, 2007

II Festa de Campo - Um Sucesso












segunda-feira, outubro 08, 2007

II FESTA DE CAMPO no próximo Sábado!


Não faltem!!! É já no próximo Sábado!!!

PROGRAMA:
9:30 Encontro e Inscrições na Quinta da Texuga
10:30 Início do Passeio Equestre
11:30 "Hora da Bucha"
13:00 Regresso à Quinta da Texuga
14:00 Almoço
16:00 Cambiadas e Capotazos, Cambalhotas e Cornadas
19:30 Jantar
21:30 Espírito do Pátio apresenta...
22:30 Música e Bailarico com Luís Macedo

quinta-feira, outubro 04, 2007

Para quem anda interessado em saber o que andamos a fazer...

Os casamentos ainda não acabaram!!! É verdade, este ano parece que chovem casamentos e com 20 e muitos já realizados, no passado Sábado, tivemos de interromper os preparativos da nossa Festa de Campo para fazer mais um Serviço de Atrelagem...
Desta vez o casório foi em Albergaria de Almoster e os noivos foram transportados no nosso novo Landau até ao Restaurante Gato Preto, em Rio Maior!
Com uma equipa de 6 pessoas (desta vez pareciamos uma equipa de futebol) e com carros emprestados (sim, os nossos decidiram avariar os 2 na 6ª feira! Bruxa brincalhona, eheheheheh!!!), correu tudo pelo melhor e ainda nos divertimos à grande! Chegámos ao Pátio pelas 17h, molhadinhos e cheios de fome... Foi só comer qualquer coisa e partimos para o Café do Joel para ver o futebol (benfiquistas malvados!)! Ainda houve tempo para o cházinho da noite, enquanto se combinavam os ultimos pormenores do trabalho na Quinta da Texuga no dia seguinte.

Amanhã o dia será passado no Pátio e já estão todos os amigos convocados para o "Trabalhinho" que se vai fazer... ATENÇÃO: Sábado é dia de mais um casamento, voltamos a andar desaparecidos por algumas horas!!!!! Mas no Domingo lá estaremos nos sítio do costume, às horas combinadas!!!!


Assim vão as coisas no Espírito do Pátio... Espero que tenham deixado de ter dúvidas!


Beijinhos, beijinhos, beijinhos

Duas dinastias - Duas gerações em competição



Corrida de encerramento do abono da temporada de 2007, o Campo Pequeno promove, hoje, quinta-feira, às 22 horas

Em praça estarão os cavaleiros
- João Moura, António Ribeiro Telles, João Moura Jr. e João Telles Jr
6 Toiros
de Francisco Romão Tenório
Forcados
- Os Amadores de Vila Franca de Xira que este ano comemoram as “Bodas de Diamante” e os Amadores de Coruche
Mouras e Ribeiro Telles
Encontram-se nesta corrida numa competição “sui generis”, que tem como aliciante suplementar o facto de se confrontarem também em lides a duo. João Moura e o seu filho João Moura Jr. e, por outro, António Ribeiro Telles e o seu sobrinho, João Ribeiro Telles Jr.