quarta-feira, agosto 17, 2005

Reguengos...






Posted by Picasa

Não queria falar muito desta corrida... Foi uma vergonha!
"Os toiros de São Marcos estavam totalmente inapresentáveis para uma corrida, mas em especial para uma data como esta em Reguengos de Monsaraz. Magros, pequenos e sem força. O ganadero de S. Marcos, Engº. Lobo de Vasconcelos não deveria ter enviado este curro para lidar. Foi o primeiro a tratar mal a Festa. Esteve mal! A empresa tem obrigação de saber o que compra e tem a superior obrigação de não defraudar o público pagante que nesta tarde costuma encher a praça de Reguengos. Por este motivo nunca deveria ter levado este curro para Reguengos. Deveria ter ido ao campo ver que os toiros não serviam para esta data. Não o fez. Esteve mal!" (http://tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=cronicas&aID=306)
"A gota de àgua ocorreu decorria a lide do quinto toiro, segundo de Rui Salvador. O ginete de Tomar, cavaleiro de créditos firmados e figura por mérito próprio, depois de cravar a ferragem comprida e o primeiro curto começou a dirigir-se ao director de corrida alegando falta de condições do toiro. De repente, sem mais nem menos, retirou-se da arena. O toiro era manso, sim senhor, adiantava-se, sim senhor, e tinha pouca presença e força, sim senhor. No entanto nada disto justifica a atitude de Rui Salvador. A sua obrigação, porque é profissional do toureiro, é lidar até ao fim o seu toiro colocando-lhe a ferragem da ordem, seja o toiro manso ou não, pois os mansos também são para lidar!"...
"sem mais nem menos"??? Com assobios de ficar surdo, com gritos e palavras simpáticas (até "chulo" e pior eu ouvi!!!)... Não foi "sem mais nem menos"! Se me disserem que deveria ter tido mais calma, concordo! Mas todos sabemos que quando o Rui Salvador entra na arena é para dar o seu melhor! Sempre! Acho que niguém tem dúvidas disto! Teve pouca calma... Mas o público também não teve o mínimo respeito por ele! A culpa dos toiros serem maus não era dele e nunca o vi recusar lidar um toiro por ser manso! Alguém já viu? Muitos toiros tinha então de recusar, ao azar que tem tido! Não foi uma "birra" nem "desrespeito pela festa", foi talvez uma precipitação! Deixem-me ainda recordar que desde o início da corrida, mesmo no cimo do sector onde eu estava, um grupo não se cansou da assobiar... Fossem ferros bons ou maus, um ou outro toureiro, eles manifestaram desagrado em tudo! Cada vez tenho mais certeza de que não são os anti-taurinos que estragam a nossa festa! O Rui Salvador até pode não ter agido da forma correcta mas pior esteve o público! Temos o direito à indignação, mas não desta forma! O que se passou em Reguengos foi lamentável!!!
"O público, sentindo-se já defraudado pela apresentação e falta de força dos toiros lidados, insurgiu-se contra o director de corrida numa clara manifestação de falta de conhecimento pois deverse-ia ter insurgido contra a empresa e o ganadero. O Director fez, e bem, o seu papel. Numa clara manifestação de desrespeito o público presente encheu a praça de latas e garrafas, atirando algumas delas enquanto o forcado citava para a pega. Também esteve mal o público de Reguengos, embora tenha sido "enganado" pela empresa e pelo ganadero." (http://tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=cronicas&aID=306)
Passando à frente... "Joaquim Bastinhas no seu primeiro esteve eficiente na ferragem comprida e regular nos curtos, destacando-se um bom par de bandarilhas e um ferro de palmo. No seu segundo toiro, após cravar os compridos, esteve correcto nos curtos não conseguindo, contudo, contagiar o público. O seu lote não transmitiu nada. Pouca culpa teve Bastinhas.
Rui Salvador, no segundo da tarde, cravou dois compridos de boa nota. Nos curtos cumpriu, em cites de largo com sortes bem preparadas superiormente rematadas. No segundo, aconteceu a bronca.
Quanto a João Salgueiro, foi o grande triunfador da tarde com duas lides de nota alta. No primeiro que lhe tocou em sorte, após cumprir nos compridos, realiza a brega necessária às condições do oponente cravando 3 ferros extraordinários. No último toiro da tarde, depois de este ter sido bem recebido pelo seu peão de brega Diogo Costa, o cavaleiro de Valada, através de vistosos cites de praça a praça, conquistou definitivamente o público com ferros em sortes frontais bem colocados. Terminou com um bom ferro de palmo.
Quanto à forcadagem, pelo G. F. A. de Santarém capitaneado por Pedro Graciosa, pegaram Francisco Goes que, após brinde aos antigos elementos do Grupo presentes em Reguengos, fechou-se bem à primeira tentativa rápida primeira ajuda de David Silva num toiro que caiu com o forcado da cara. Francisco Sepúlveda pegou o segundo do grupo, também bem, à primeira tentativa. Encerrou a actuação dos escalabitanos, Joquim Pedro Torres também ao primeiro intento debaixo de bronca pois o público não queria que o toiro só com 3 ferros fosse pegado.
Pelo G. F. A. de Évora de João Pedro Rosado, foram solistas António Alfacinha, que brindou ao aniversariante João Patinhas, cabo fundador do Grupo de Évora, à primeira tentativa com primeira ajuda de Vasco Mira Costa. Francisco Abreu, no quarto da tarde, pegou ao quarto intento de sesgo, um toiro que colocava a cara alta e que o forcado não compreendeu bem, e Gonçalo Pires, na pega da tarde, bem à primeira tentativa.
"
Uma corrida para (tentar) não recordar!!!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial